Por Raquel Luiza,
SISTEMA NERVOSO CENTRAL
COMPOSIÇÃO
- Ponte (ou protrusão): eminência esbranquiçada que se encontra entre a medula oblonga e a base do cérebro, com a qual se conecta através dos pêndulos cerebrais. Por seu interior correm diferentes feixes de substâncias brancas que servem como uma conexão entre os núcleos do cérebro e a medula espinhal e em seu centro está uma cavidade chamada de ventrículo IV. Corresponde à porção média do tronco cerebral.
2.BULBO
É a continuação mais espessa e alta da medula espinhal. Ele sai da cavidade craniana através do forame occipital e as vias nervosas que conectam o cérebro à medula espinhal continuam dentro dele. Nele estão também os núcleos internos de vários nervos cranianos e os centros vitais que regulam a respiração e a circulação. Corresponde à parte inferior do tronco cerebral.
- MEDULA ESPINAL, parte do sistema nervoso central que se origina como uma continuação da medula oblonga. É uma longa medula cilíndrica que se origina na cavidade craniana e se estende pelas costas até o canal espinhal da coluna vertebral, percorrendo assim verticalmente o tronco. As vias nervosas circulam dentro dele e os nervos espinhais saem delas e alcançam todas as partes do corpo.
- CEREBELO
Órgão intracraniano localizado abaixo dos lobos occipitais do cérebro e atrás da ponte, que está alojado na fossa craniana occipital posterior. É composto por dois lobos laterais e uma região média, ou vermis. Sua principal função é coordenar os movimentos dos múltiplos músculos esqueléticos do corpo, sendo essencial, portanto, para a manutenção da postura corporal, equilíbrio, etc.
LOBO FRONTAL
Os lobos frontais são as partes anteriores do cérebro e estão alojados na concavidade do osso frontal, acima das cavidades orbitais. São delimitadas pelo sulco central, ou Rolando, e pelo sulco lateral, ou Silvio. A maior parte das atividades intelectuais do ser humano ocorre em sua região cortical, com atividades motoras centradas em suas circunvoluções pré-rollândicas.
LOBOTEMPORAL
Ele está localizado nas regiões lateral e inferior de cada hemisfério. É separado do lobo frontal pelo sulco lateral, ou de Silvio do lobo occipital pela incisura pré-occipital e é prolongado por sua região superior posterior com o lobo parietal. Os centros dos receptores auditivos estão localizados em sua região cortical.
LOBO PARIETAL
Localizado na parte súperolateral e central dos hemisférios cerebrais, é separado do lobo frontal pelo sulco central, ou de Rolando, e do occipital pelo sulco parieto-occipital. Em sua região retro- rollândicas estão os centros receptores das sensações vindas de todo o corpo.
LOBO OCCIPITAL
Ocupa a parte posterior dos hemisférios cerebrais, limitando-se com o lobo temporal pela incisura pré-occipital e com o parietal pela fissura perpendicular externa, ou sulco parieto-occipital. Em seu córtex estão os centros receptores das sensações visuais.