Por RAQUEL LUIZA,
MIOPATIAS ENDÓCRINAS
Miopatia (do grego μυοπάθεια, myo=músculo, pátheia=padecença, doença) é designação genérica das afecções e doenças musculares em que as fibras musculares não funcionam em muitas vezes, o que resulta em fraqueza muscular.
Conjunto de alterações musculares produzidas por doenças das glândulas endócrinas, sendo as mais importantes as relacionadas à tireoide, tanto no caso do hipertireoidismo quanto no hipotireoidismo. Eles são caracterizados por fraqueza muscular.
SINTOMATOLOGIA
A fraqueza muscular no hipertireoidismo crônico afeta os músculos pélvicos e dos ombros e também pode afetar os músculos oculomotores extrínsecos, causando diplopia.
Em casos de crise aguda de hipertireoidismo (crise tireotóxica), a fraqueza muscular pode afetar gravemente o peito (respiração) e os músculos da deglutição.
No hipotireoidismo, há fraqueza muscular, diminuição dos reflexos tendinosos, cãibras e inchaço dos músculos.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é suspeitado pela associação de um paciente com doença da tireoide que apresenta fraqueza muscular e pode ser confirmado em alguns casos pela elevação plasmática das enzimas de origem muscular, pelas alterações eletromiográficas e em alguns casos pela biópsia muscular; também e de maneira particular, pela resposta ao tratamento da disfunção tireoidiana.
TRATAMENTO
Geralmente as alterações musculares desaparecem quando a função tireoidiana é normalizada após o tratamento específico.