PRINCIPAIS PATOLOGIAS MUSCULARES – MIOSITE INFECCIOSA

Por RAQUEL LUIZA,

MIOSITE INFECCIOSA

Inflamação muscular devido a agentes infecciosos, sejam bactérias, vírus, fungos ou parasitas, que chegam ao músculo a partir de focos infecciosos vizinhos.

A miosite é uma inflamação dos músculos que causa o seu enfraquecimento, provocando sintomas como dor muscular, fraqueza muscular e aumento da sensibilidade dos músculos, o que leva à dificuldade em realizar algumas tarefas como subir escadas, levantar os braços, ficar de pé, caminhar ou levantar uma cadeira, por exemplo.

A miosite pode afetar qualquer região do corpo e, em alguns casos, o problema resolve-se com o tratamento que geralmente envolve o uso de remédios e exercícios para manter a força muscular. Porém, em outros casos, a miosite é um problema crônico, que dura toda a vida, mas que pode ser aliviada com o tratamento.

Miosite: o que é, principais tipos, causas e tratamento

 

SINTOMATOLOGIA

A miosite infecciosa afeta grupos musculares isolados e se manifesta por mialgia (dor muscular) e inflamação da área afetada, aos quais podem ser adicionados febre e mal-estar geral.

Os sintomas associados à miosite geralmente incluem:

  • Fraqueza muscular;
  • Dor constante no músculo;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Irritação;
  • Perda de voz ou voz anasalada;
  • Dificuldade para engolir ou respirar.

Estes sintomas podem variar de acordo com o tipo e causa da miosite, e, por isso, sempre que se suspeitar de cansaço muscular anormal é importante consultar um clínico geral ou um reumatologista, para identificar o problema e iniciar o tratamento adequado.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é baseado na descoberta dos sintomas descritos acima e no isolamento do organismo responsável.

 

TRATAMENTO

O tratamento consiste na administração de agentes exterminadores ativos contra os germes que causam a infecção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *