Por RAQUEL LUIZA,
POLIMIALGIA REUMÁTICA
Doença de etiologia desconhecida caracterizada por dor, rigidez e impotência funcional predominantemente nos músculos da cintura escapular e cintura pélvica.
Polimialgia reumática (do grego Πολυμυαλγία: dores em vários músculos) é uma síndrome que causa dores ou rigidez muscular nas áreas do pescoço, ombros, braços e quadris, mas que podem ocorrer por todo o corpo. A dor pode ser repentina ou gradual durante um período de tempo.
Frequentemente está associada à arterite temporal.
Acomete pacientes com mais de 50 anos, principalmente do sexo feminino.
SINTOMATOLOGIA
É caracterizada pelo aparecimento de rigidez matinal e dores ao nível da região cervical e da cintura escapular e pélvica, sendo a afetação geralmente simétrica. O quadro álgico geralmente é mais marcante na cintura escapular, sendo a dor de caráter inflamatório (dor noturna é frequente) com melhora parcial ao longo do dia.
Além da dor, podem surgir sintomas sistêmicos como mal-estar geral, febre, astenia e perda de peso. Ao exame físico, nota-se dor aos movimentos da cintura escapular, região cervical e cintura pélvica, com dificuldade de locomoção pela dor.
DIAGNÓSTICO
Caracteristicamente, em conjunto com o quadro clínico, observa-se aumento e velocidade da hemossedimentação e anemia.
As enzimas musculares são normais.
TRATAMENTO
Sua rápida resposta aos glicocorticóides em baixas doses é característica. Alguns pacientes podem precisar de baixas doses de manutenção por anos.