Por RAQUEL LUIZA,
BURSITE OLECRANIANA
Bursa é um tecido que existe em diversas articulações, como ombro, cotovelo, joelho e quadril, que tem como funções facilitar o deslizamento dos tendões. Eventualmente a Bursa pode ficar inflamada e causar dor. Como no cotovelo ela fica sobre o olecrano, é chamada de bursite olecraniana.
Pode aparecer em outras localizações como subacromial, trocantérica, glútea ou Aquiles, entre as mais frequentes.
SINTOMATOLOGIA
Dor e rigidez do cotovelo que piora com o movimento.
Na aparência, um tumor arredondado é observado atrás do olecrano.
Se houver infecção concomitante, ela apresentará sinais inflamatórios (tumor, calor, vermelhidão e dor).
A Bursa pode ficar inflamada devido a traumatismo local. Pode ser um macro trauma, como nas quedas, ou micro traumas, como ficar apoiado sobre a ponta do cotovelo. Outras alterações, como reumatismo, gota e alterações ósseas podem facilitar o aparecimento desse problema.
DIAGNÓSTICO
O exame clínico do cotovelo geralmente é suficiente para fazer um diagnóstico.
Na fase aguda a principal dificuldade é diferenciar de uma infecção no cotovelo, que pode ter os mesmos sinais e sintomas. Infecções nessa região podem ser graves e levar a sequelas. Na presença de um quadro compatível com bursite, procure um médico para afastar a possibilidade de infecção.
TRATAMENTO
O tratamento é feito com repouso e anti-inflamatório
Evitar traumas locais é a medida mais importante. Na fase aguda, compressas frias ajudam e medicação para dor pode ser utilizada dependendo dos sintomas. Nos casos de haver alguma doença associada, como reumatismo ou gota, é importante o tratamento da mesma. Normalmente, a bursite regride sozinha. Caso isso não ocorra, e os sintomas incomodem o paciente, pode ser realizada uma punção para esvaziar a Bursa. Cirurgia é indicada na minoria dos casos, quando as outras medidas não surtiram efeito, e consiste na ressecção da Bursa.