Vacinação contra a gripe já imunizou mais de 173 mil pessoas

Segunda fase da campanha atende pessoas com 60 anos ou mais e professores. Está disponível em 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: ABNOR GONDIM

Desde a última terça-feira (11), pessoas com 60 anos ou mais e professores de escolas públicas e privadas podem receber a vacina contra o vírus influenza. Trata-se da segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe.

A imunização é disponibilizada em 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  Desde o início da campanha, em 12 de abril, até esta sexta-feira (14), receberam a vacina 173.247 pessoas que fazem parte de um grupo estimado em 775.329. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 90% do público-alvo.

“Estamos no período de sazonalidade e, devido a isso, podem surgir mais casos de doenças respiratórias, como a influenza”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Mesmo já tendo iniciada a segunda etapa, também deve procurar os locais de vacinação quem faz parte dos grupos prioritários da primeira etapa – crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres em situação de pós-parto) e profissionais de saúde. Entre os integrantes desses grupos, as maiores coberturas vacinais são das puérperas, com 36,4%; e das crianças, com 35,8%.

Veja o andamento da campanha nesta arte:

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, ressalta a necessidade de a população elegível para receber a vacina procurar um dos postos de vacinação e manter-se imunizada contra o vírus. “Estamos no período de sazonalidade e, devido a isso, podem surgir mais casos de doenças respiratórias, como a influenza. Então reforçamos aos que estão no grupo de risco para ir até a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e se vacinar”, orienta.

Proteção contra o vírus

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias.

A vacina garante proteção contra os vírus influenza A H1N1, H3N2 e B. O Distrito Federal já recebeu 540 mil doses para vacinar todos os grupos prioritários. A previsão é vacinar 90% de um público estimado em 1.117.656 pessoas. O quantitativo restante de doses será enviado pelo Ministério da Saúde ao longo da campanha, de forma semanal.

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade. Pessoas com história de anafilaxia a doses anteriores apresentam contraindicação a doses subsequentes. Contudo, na maioria dos casos, as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *