Por RAQUEL LUIZA,
Este mes de agosto estarei escrevendo sobre o sistema cardiovascular, também chamado de sistema circulatório,que é o sistema responsável por garantir o transporte de sangue pelo corpo, permitindo, dessa forma, que nossas células recebam, por exemplo, nutrientes e oxigênio. Esse sistema é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos. Diariamente estarei postando as principais patologias relacionadas a este sistema.
O sistema cardiovascular é composto pelo conjunto de órgãos responsáveis pelo transporte do sangue por todo o corpo humano, o fluido essencial que contém oxigênio e os elementos essenciais para a vida celular, e é responsável pela remoção de outros que, como os produtos residuais de o metabolismo da célula não é utilizável pelo organismo e pode ser tóxico para ele.
O sistema cardiovascular tem como órgão localizado na caixa torácica, o coração, um verdadeiro motor que atua como bomba de sucção e impulsor do sangue, de onde partem duas densas redes de condutos que se distribuem por todo o corpo: a rede arterial e a rede venosa.
A rede arterial começa no coração e se ramifica para as regiões mais periféricas do corpo na forma de artérias, arteríolas e capilares arteriais, dutos que vão diminuindo gradativamente de tamanho até chegarem às proximidades de todos os elementos celulares que compõem os diferentes tecidos, transportando-os através dele o sangue oxigenado dos pulmões e rico em nutrientes. O sangue é impulsionado ao longo desta res devido a uma poderosa contração do coração que é chamada de sístole.
A rede venosa começa onde termina a anterior e sob a forma de condutos chamados capilares venosos, vênulas e veias, que aumentam progressivamente de tamanho à medida que se aproximam do coração, de onde escoam o sangue já desprovido de oxigênio e carregado com o Resíduos do metabolismo celular, graças a um movimento de relaxamento cardíaco denominado diástole.
O sangue que percorre a rede arterial é denominado sangue arterial e o sangue que percorre a rede venosa é denominado sangue venoso.
Existe também uma terceira rede colateral, denominada rede linfática, que, paralela à rede venosa, percorre o corpo, recolhendo um líquido amarelo claro derivado do sangue denominado linfa.
Este grande círculo que começa e termina no coração, constituído pela rede arterial e pela rede venosa, percorre todo o organismo, recebe o nome de maior circulação e é, como já foi dito, o encarregado de transportar a artéria. sangue rico em oxigênio para as células e retorna o sangue desprovido dele e carregado com resíduos celulares para o coração.
Existe também outro círculo ou circulação menor, que também começa e termina no coração, mas que, ao contrário da anterior, não percorre o corpo, mas é responsável por transportar o sangue da rede venosa, carregado de gás carbônico. O carbono, do coração aos pulmões, onde é liberado da rede, é fornecido com o oxigênio do ar inspirado. Uma vez carregado com esse elemento, esse sangue se transforma em sangue arterial e retorna ao coração para, a partir daí, ser distribuído por todo o corpo.
Nas próximas materias estarei explicando de uma forma resumida os componentes do sistema cardiovascular, quee é composto pelas seguintes estruturas:
- Coração: órgão responsável por garantir o bombeamento do sangue;
- Vasos sanguíneos: são tubos por onde o sangue passa. Os três principais tipos de vasos sanguíneos são: artérias, veias e capilares.