CIRCULAÇÃO ARTERIAL

 

 

Por RAQUEL LUIZA,

A função do sistema circulatório é transportar sangue e, portanto, oxigênio, de um setor do corpo para outro. A fisiologia arterial é baseada no estudo de vários fatores, como a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias, fluxo arterial, pressão arterial, resistência arterial, energia de um fluido, hemorreologia e endotélio vascular. Este sistema complexo é regulado por mecanismos locais e sistêmicos. A circulação arterial é explorada, no aspecto hemodinâmico, através da medida da pressão arterial, da velocimetria ultrassônica por efeito Doppler e do fluxo arterial. O aspecto metabólico é explorado com a oximetria tecidual. A avaliação morfológica é realizada principalmente com ultrassom.
As artérias servem para transportar sangue do coração para a periferia do corpo ou para os pulmões. Existem artérias do tipo elástico (por exemplo, a aorta, artérias próximas ao coração) e do tipo muscular (a maioria das artérias, por exemplo, artérias braquial e femoral). As artérias diminuídas conduzem o sangue às arteríolas e, por fim, aos capilares sanguíneos, onde ocorre a troca de nutrientes e gases entre o sangue e os tecidos.

Marco Gómez Twitterren: "#RepasoMD de circulación sistémica arterial, venosa y anatomía de vasos sanguíneos. Las venas son más gruesas que las arterias y poseen válvulas. #TuitMédico #Medicina… https://t.co/73rSqStn0Z"

Um pequeno resumo sobre as principais artérias para um melhor entendimento anatomico, baseado em referencias bibliograficas.

 

ARTÉRIA DA SUBCLAVIA DIREITA

Ramo horizontal dos dois que divide o tronco braquiocefálico. Dirige-se ao membro superior direito abaixo da clavícula, e dela nasce toda a rede arterial da mesma. Depois de passar pela clavícula, é chamada de artéria axilar.

ARTÉRIAS INTERCOTAIS POSTERIORES

Nascem perpendiculares à artéria aórtica tarácica e se dividem, após sua saída, em um ramo posterior e um ramo anterior, que é aquele que percorre o espaço intercostal, suprindo os músculos dessa região, a pleura e as costelas. Os primeiros dois ou três se originam da artéria intercostal superior, um ramo da artéria subclávia.

 

ARTÉRIA SUPRAESCAPULAR

Desde sua origem no tronco tireocervicoescapular, segue um trajeto descendente, passa por trás da clavícula, dando ramos aos músculos esternocleidomastóideo, subclávia, trapézio, etc., para finalmente atingir a parte posterior da escápula (músculos supra e infraespinhal).

 

ARTÉRIA AXILAR

Continuação da artéria subclávia, estende-se da parte média da clavícula até o braço, cruzando obliquamente a região axilar. Quando entra no braço, é chamada de artéria braquial ou artéria braquial. Emite os ramos arteriais deltóide, peitoral, torácico, escapular inferior e circunflexo, dando origem a todo o suprimento arterial do membro superior.

 

ARTÉRIA TORÁCICA INTERNA

Ramo da subclávia que desce pela parede anterior do tórax e acaba dando um ramo torácico, outro diafragmático e um terceiro abdominal, que, após penetrar nesta cavidade, se junta ao ramo da artéria epigástrica da artéria ilíaca externa.

 

ARTÉRIA SAGRADA MÉDIA

É delgado, surge da porção final da artéria aorta adbominal e desce na frente das vértebras lombar e sacral, atingindo a região retal, onde emite ramos hemorroidais, que se unem às artérias de mesmo nome, vindos do ilíaco mesentérica interna e inferior.

 

ARCOS PALMARES

Arco de concavidade superior que cruza superficial e transversalmente a palma da mão. Resulta da união terminal da artéria ulnar com a artéria radiopalmar, um ramo da artéria radial. Dele vêm as artérias, que irrigam os dedos.

 

ARTÉRIA POSTERIOR DA TIBIA

Um dos ramos em que se divide o tronco tibiofibular, ramo posterior dos dois que bifurca a artéria poplítea. Corre ao longo da parte posterior da perna em seu lado póstero-interno, emitindo ramos arteriais que vão para os músculos da região e para a tíbia. Ela cruza a articulação do rolo atrás do martelo medial e atinge a região plantar, dando origem às artérias plantares lateral e medial do pé.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *