SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACA

Por RAQUEL LUIZA,

 

Anatomy and Function of the Electrical System

O sistema de condução cardíaca são as estruturas a partir das quais o estímulo elétrico que permite ao coração se contrair é produzido e transmitido.

Seus principais elementos são o nó sinusal, o nó atrioventricular (nó AV), o feixe de His e as fibras de Purkinje.

Em um batimento cardíaco normal, o impulso elétrico é gerado pelo nó sinusal, de onde se espalha para ambos os átrios, causando a contração atrial.

Pelas vias preferenciais atriais, o impulso chega ao nó AV que, após retardar o impulso, o transmite ao feixe de His e este, por meio de seus dois ramos, o espalha para todo o miocárdio pelas fibras de Purkinje.

 

 

NÓ SINOATRIAL (OU SINUSAL)

Porção de tecido muscular especializado localizada atrás da abertura da veia cava superior. Nesse nó, são gerados espontaneamente fenômenos bioelétricos que, transmitidos ao resto do coração, produzem uma contração e relaxamento rítmicos. Este ritmo marcado pelo nó sinusal é denominado ritmo sinusal.

 

FASCÍCULO ATRIOVENTRICULAR (OU FEIXE DE HIS)

O feixe de His é a continuação do nó AV que penetra no corpo fibroso central.

Cordão muscular curto que parte do nódulo atrioventricular e passa do septo interatrial ao septo interventricular, penetrando no al até se dividir em ramo direito e esquerdo, com destino aos respectivos ventrículos.

Ambos os ramos passam pelo septo interventricular, até que o ramo esquerdo se divida em dois fascículos, os fascículos anterior e posterior, que se estendem da base de ambos os músculos papilares ao miocárdio adjacente, ramificando-se posteriormente e terminando nas fibras de Purkinje.

Ao contrário do ramo esquerdo, o ramo direito permanece como um único feixe no lado direito do septo até se dividir em pequenos feixes que continuam com as fibras de Purkinje.

 

Nódulo atrioventricular

O impulso gerado no nó sinusal é transmitido pela musculatura das paredes atriais ao nó atrioventricular, que é uma área de tecido especializado em formato triangular, que se encontra na base do septo interatrial, próximo à tricúspide válvula;

 

Fibras de Purkinje

As fibras de Purkinje são o último componente do sistema de condução cardíaca. Eles são responsáveis ​​por causar a despolarização dos ventrículos, transmitindo a ativação elétrica que se originou no nó sinusal.

São compostos por células especializadas em conduzir rapidamente o estímulo elétrico e formam uma rede subendocárdica em ambos os ventrículos, garantindo sua despolarização simultânea ¹.

Sistema de conducción del corazón 🔹Paradigmia

 

De uma forma resumida ,chamamos de sistema de condução cardíaca as estruturas que garantem a geração e transmissão dos impulsos elétricos no coração.

Esse impulso é gerado pelo nó sinusal, na região superior do átrio direito e é transmitido por vias preferenciais ao nó AV, localizado na base do átrio direito.

O nó AV retarda o impulso antes de transmiti-lo ao feixe de His que passa pelo corpo fibroso central, permitindo a condução aos ventrículos.

O feixe de His se divide em dois ramos (direito e esquerdo), dos quais o esquerdo é subdividido em dois feixes (anterior e posterior). Tanto o ramo direito quanto os fascículos do ramo esquerdo se ramificam na rede de fibras de Purkinje, responsáveis ​​por causar a despolarização e contração do miocárdio ventricular.

 

ECG e distúrbios do sistema de condução

O eletrocardiograma é uma das principais ferramentas para o diagnóstico de distúrbios do sistema de condução, sendo os mais conhecidos as doenças do nó sinusal, os bloqueios atrioventriculares e os bloqueios de ramo.

Cada uma dessas alterações possui um artigo dedicado a elas, portanto, não entraremos em detalhes. Reveja as seções sobre arritmias cardíacas e bloqueios de ramos para aprofundar seus conhecimentos.

Base Sinusal | Meu Fiel Enfermeiro

 

REFERENCIAS

 

One thought on “SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *