PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ELETROCARDIOGRAFIA – ECG

Por RAQUEL LUIZA,

Para um melhor entendimento das patologias que escreverei neste mês de agosto, fiz un=m resumo sobre os princípios básicos da eletrocardiografia, à eletrofisiologia cardíaca suas derivações. Como um assunto extenso, farei outras postagens com temas como: ativação cardíaca normal, os elementos de um eletrocardiograma, papel eletrocardiográfico, uma interpretação adequada, ritmo cardíaco.

Acompanhe e fique por dentro.

 

ECG

Aparelho de eletrocardiograma: tipos, modelos, como funciona e comodato

O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica cardíaca obtida por meio de um eletrocardiógrafo que consiste em eletrodos denominados derivações, que estão dispostos na superfície corporal, nas extremidades e na parede torácica, capazes de coletar os potenciais elétricos do corpo. coração. Esses eletrodos são conectados a um sistema de registro que utiliza papel milimetrado e, movendo-se a uma velocidade definida, permite calcular a duração (tempo) e a amplitude (ou tensão) de cada onda do ECG.

Lembre-se que o ECG é a única medida indireta e, portanto, não invasiva da atividade elétrica cardíaca que temos atualmente e, de fato, nos permite identificar alterações anatômicas (como crescimento atrial ou ventricular) e de ritmo, detecta miocárdio infarto, alterações iônicas de sódio ou potássio e até mesmo algumas formas congênitas de alterações nos canais iônicos localizados ao nível da membrana celular das células cardíacas, como a síndrome de Brugada ou a síndrome do QT longo congênita.

No eletrocardiograma você pode selecionar a velocidade papal (10, 25, 50 e 100 mm / s), a calibração (5,19 e 20 mm / s) e as derivações que são registradas em um determinado momento.

Um ECG padrão será executado a uma velocidade de 35 mm / se uma voltagem de 10 mm / s.

 

ELETROFISIOLOGIA CARDÍACA

Os eletrodos de ECG detectam a atividade elétrica porque o corpo humano é constituído por uma porcentagem muito elevada de água e, nela, vários eletrólitos capazes de transportar cargas elétricas que geram fluxos de corrente são dissolvidos. Dessa forma, quando ocorre a atividade elétrica do coração, esses fluxos de corrente são transmitidos por todo o corpo e, assim, podem ser registrados em sua superfície.

 

A origem desta atividade reside nas células do miocárdio que têm a capacidade de serem excitadas contra estímulos externos (elétricos, químicos, mecânicos) e gerar uma resposta elétrica (ou potencial de ação cardíaca) ao contrair (despolarizar) e relaxar (repolarizar) e, no tecido de condução especializado de onde os impulsos elétricos são gerados e propagados. Esses impulsos são o resultado de fluxos de íons positivos (sódio, potádio e, em menor grau, cálcio) através da membrana das células cardíacas.

 

Como essas membranas separam dois meios aquosos com diferentes concentrações iônicas, existe entre os dois lados uma diferença de potencial que é chamada de potencial de membrana. As correntes iônicas formadas, ao abrir ou fechar canais iônicos que cruzam a membrana celular, são aquelas que alteram o potencial de membrana. Portanto, o potencial de ação cardíaco é a representação esquemática das alterações que o potencial de membrana de uma célula cardíaca sofre durante a despolarização e repolarização.

 

Durante a despolarização da célula miocárdica, o potencial de membrana da célula muda de negativo (-90mV) para positivo e durante a repolarização ele retorna ao seu potencial de repouso (novamente -90mV). Os fluxos de corrente iônica gerados durante a despolarização e repolarização das células cardíacas dos átrios e ventrículos em um determinado momento, durante o registro eletrocardiográfico, são representados por um vetor denominado vetor cardíaco.

 

Este vetor é então o resultado da soma das forças elétricas do ciclo cardíaco e, por acordo internacional, na eletrocariografia é registrado como um desvio abaixo da linha esoelétrica ((onda “negativa”) se afasta da exploração eletrodo ou como uma deflexão isodifásica (onda “isoelétrica ou omda positiva e negativa) se o vetor for perpendicular ao eletrodo.

 

DERIVAÇÕES

 

As derivações do ECG não são colocadas em qualquer lugar, mas em locais pré-estabelecidos para que haja padronização, de forma que os eletrocardiogramas sejam os mesmos em todos os lugares e os dados obtidos sejam comparáveis. Dessa forma, ao colocar os eletrodos, podemos obter 12 derivações que registram a atividade do coração simultaneamente. Isso significa que o mesmo fenômeno é observado em 12 locais diferentes.

Existem seis derivações de membros ou do plano frontal e seis derivações torácicas precordiais ou horizontais.

As derivações dos membros (I, II e III, aVR, aVL e aVF) nos informam do que está acontecendo ou do plano horizontal e são obtidas por meio de eletrodos colocados no braço direito e esquerdo e na perna esquerda.

As derivações do membro (I, II e III *) são bipolares porque registram a diferença de potencial entre dois eletrodos exploradores. Lembre-se de que a linha que une os dois eletrodos é chamada de eixo da derivação (cada linha é dividida em duas metades, uma metade próxima ao pólo positivo e a outra ao pólo negativo:

– I diferença de potencial entre o braço esquerdo e direito (LA-RA).

-II diferença de potencial entre perna esquerda e braço direito (LL-RA).

-III diferença de potencial entre a perna esquerda e o braço esquerdo (LL-LA).

A sigla RA (braço direito); RL (perna direita); LA (braço esquerdo); LI (perna esquerda).

As derivações do membro estendido (aVR, aVL e aVF) também são atualmente consideradas bipolares porque são obtidas pelo emparelhamento de um eletrodo explorador.

-aVR tem um eletrodo positivo colocado no braço direito.

– aVL tem um eletrodo positivo colocado no braço esquerdo.

– AVL tem um eletrodo positivo colocado na perna esquerda.

Siglas: a (amplificado); V (tensão); R (direita); L (esquerda); F (pé);

Pin on Medicina ❤️

As derivações de membros (I, II e III) estão matematicamente relacionadas às derivações de membros aumentadas (aVR, aVL e aVF) formando um sistema hexaxial cujo centro coincide com o centro elétrico do coração.

 

Na prática, a relação entre os eletrodos do membro e a região cardíaca que eles exploram é a seguinte:

  1.  as derivações II, III e aVF registram fenômenos elétricos que ocorrem na face inferior do coração.
  2. as derivações são I e aVL registram fenômenos elétricos que ocorrem na face lateral superior do coração.

 

As derivações precordiais (V1 a V6) nos informam o que está acontecendo no plano horizontal e são obtidas por meio de eletrodos colocados na parede torácica anterior.

  • V1 na linha paraesternal direita (4 espaço intercostal )
  • V2 na linha paraesternal esquerda (4 espaço intercostal )
  • V3 no meio da distância entre V2 e V4
  • V4 na linha hemiclavicular (5 espaço intercostal)
  • V5Linha axilar anterior média  no nível V4 da derivação.

Em situações especiais (dextrocardia, infarto do ventrículo direito), os eletrodos podem ser usados ​​na parte direita do tórax, normalmente V3R (mesma posição que V3, mas no hemitórax direito) e V4R (mesma posição que V4, mas no hemitorax direito) são colocada.

No caso de infarto posterior, os eletrodos podem ser colocados nas posições posteriores V7-9 (V7 na linha axilar posterior, V8 na linha escapular posterior, abaixo da escápula e V9 na borda esquerda da coluna) usando o plano horizontal que passa como referência, pelas derivações é V4-V6.

 

O ECG é realizado com o paciente deitado em decúbito dorsal. Em seguida, colocamos 4 eletrodos nos membros e 6 na região precordial que posteriormente darão origem às 12 derivações padrão. Tenha em conta que:

1) Os eletrodos devem ser colocados sempre acima do punho ou tornozelo e se houver amputação acima do coto. Obtenha contato adequado dos eletrodos com o puel com um gel especial ou álcool.

2) Ao imprimir a tira de ECG, deve-se lembrar de colocar o nome do paciente e a data em que foi realizada (no eletrocardiógrafo, sendo geralmente digital, a data e a hora já estão impressas e você pode adicionar o nome do paciente manualmente ) Coloque também por que a pressão arterial e a saturação serão úteis e, se o paciente apresentar sintomas, descreva-os (palpitações, dores no peito, sudorese …).

3) Antes de começar a ler, verifique sempre se a velocidade e a tensão estão adequadas (para funcionar a uma velocidade de 25 mm / min e com uma tensão de 10 mm / mV).

Exames - PHD CARDIO

297 thoughts on “PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ELETROCARDIOGRAFIA – ECG”

  1. I am really impressed with your writing skills and
    also with the structure on your blog. Is that this a paid subject or did you
    modify it your self? Anyway stay up the excellent quality writing, it is rare to peer a great blog
    like this one nowadays..

  2. I became honored to get a call from a friend as
    soon as he observed the important tips shared on your site.
    Looking at your blog write-up is a real brilliant experience.
    Thanks again for thinking about readers like me, and I hope for you the best of success for a professional in this surface area.

    My web page … Synaptic IQ

  3. I think this is one of the most important
    info for me. And i am glad reading your article.
    But want to remark on few general things, The site style
    is ideal, the articles is really nice : D. Good job, cheers

  4. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets
    I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for
    quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading
    your blog and I look forward to your new updates.

  5. This is really fascinating, You’re an overly professional blogger.
    I have joined your rss feed and sit up for in search of more
    of your fantastic post. Also, I have shared your site
    in my social networks

  6. Thanks for the marvelous posting! I seriously enjoyed reading
    it, you’re a great author. I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back at some point.
    I want to encourage you to ultimately continue your great writing, have a nice day!

  7. This is really fascinating, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look ahead to seeking extra of your magnificent post.
    Additionally, I have shared your web site in my social networks

    My web blog :: Hydrofirm

  8. What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I have discovered It
    positively useful and it has helped me out loads.
    I hope to contribute & aid other customers like its aided
    me. Great job.

  9. With havin so much content do you ever run into any problems
    of plagorism or copyright violation? My blog has a lot of exclusive content I’ve either
    created myself or outsourced but it looks like a lot
    of it is popping it up all over the internet without my authorization. Do you know any methods to help prevent
    content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

  10. Attractive component to content. I just stumbled upon your web site and in accession capital to say that
    I acquire actually enjoyed account your weblog posts.

    Anyway I’ll be subscribing on your feeds or even I success you get right of entry to constantly fast.

  11. Hello, i think that i saw you visited my site so i came to ?return the favor?.I’m
    trying to find things to improve my site!I
    suppose its ok to use a few of your ideas!!

    Check out my page: Luiresse (Jeffrey)

  12. I had been honored to receive a call from my friend immediately he observed the important suggestions
    shared in your site. Browsing your blog posting
    is a real wonderful experience. Many thanks for taking into account
    readers like me, and I would like for you the best of achievements
    being a professional in this field.

    Feel free to surf to my blog post: Virectin Loaded

  13. Having read this I believed it was very enlightening.
    I appreciate you finding the time and energy to put this article together.

    I once again find myself spending a significant amount of time both reading and
    commenting. But so what, it was still worth it!

  14. Right here is the right site for anybody
    who would like to understand this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I actually will need to…HaHa).
    You certainly put a fresh spin on a subject that’s been discussed for
    years. Excellent stuff, just great!

    Also visit my blog post Niva CBD Gummies

  15. With havin so much content do you ever run into any
    issues of plagorism or copyright infringement?
    My website has a lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it
    seems a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you
    know any solutions to help protect against content from being stolen? I’d truly appreciate it.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *