PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ELETROCARDIOGRAFIA – ECG

Por RAQUEL LUIZA,

Para um melhor entendimento das patologias que escreverei neste mês de agosto, fiz un=m resumo sobre os princípios básicos da eletrocardiografia, à eletrofisiologia cardíaca suas derivações. Como um assunto extenso, farei outras postagens com temas como: ativação cardíaca normal, os elementos de um eletrocardiograma, papel eletrocardiográfico, uma interpretação adequada, ritmo cardíaco.

Acompanhe e fique por dentro.

 

ECG

Aparelho de eletrocardiograma: tipos, modelos, como funciona e comodato

O eletrocardiograma (ECG) é o registro gráfico da atividade elétrica cardíaca obtida por meio de um eletrocardiógrafo que consiste em eletrodos denominados derivações, que estão dispostos na superfície corporal, nas extremidades e na parede torácica, capazes de coletar os potenciais elétricos do corpo. coração. Esses eletrodos são conectados a um sistema de registro que utiliza papel milimetrado e, movendo-se a uma velocidade definida, permite calcular a duração (tempo) e a amplitude (ou tensão) de cada onda do ECG.

Lembre-se que o ECG é a única medida indireta e, portanto, não invasiva da atividade elétrica cardíaca que temos atualmente e, de fato, nos permite identificar alterações anatômicas (como crescimento atrial ou ventricular) e de ritmo, detecta miocárdio infarto, alterações iônicas de sódio ou potássio e até mesmo algumas formas congênitas de alterações nos canais iônicos localizados ao nível da membrana celular das células cardíacas, como a síndrome de Brugada ou a síndrome do QT longo congênita.

No eletrocardiograma você pode selecionar a velocidade papal (10, 25, 50 e 100 mm / s), a calibração (5,19 e 20 mm / s) e as derivações que são registradas em um determinado momento.

Um ECG padrão será executado a uma velocidade de 35 mm / se uma voltagem de 10 mm / s.

 

ELETROFISIOLOGIA CARDÍACA

Os eletrodos de ECG detectam a atividade elétrica porque o corpo humano é constituído por uma porcentagem muito elevada de água e, nela, vários eletrólitos capazes de transportar cargas elétricas que geram fluxos de corrente são dissolvidos. Dessa forma, quando ocorre a atividade elétrica do coração, esses fluxos de corrente são transmitidos por todo o corpo e, assim, podem ser registrados em sua superfície.

 

A origem desta atividade reside nas células do miocárdio que têm a capacidade de serem excitadas contra estímulos externos (elétricos, químicos, mecânicos) e gerar uma resposta elétrica (ou potencial de ação cardíaca) ao contrair (despolarizar) e relaxar (repolarizar) e, no tecido de condução especializado de onde os impulsos elétricos são gerados e propagados. Esses impulsos são o resultado de fluxos de íons positivos (sódio, potádio e, em menor grau, cálcio) através da membrana das células cardíacas.

 

Como essas membranas separam dois meios aquosos com diferentes concentrações iônicas, existe entre os dois lados uma diferença de potencial que é chamada de potencial de membrana. As correntes iônicas formadas, ao abrir ou fechar canais iônicos que cruzam a membrana celular, são aquelas que alteram o potencial de membrana. Portanto, o potencial de ação cardíaco é a representação esquemática das alterações que o potencial de membrana de uma célula cardíaca sofre durante a despolarização e repolarização.

 

Durante a despolarização da célula miocárdica, o potencial de membrana da célula muda de negativo (-90mV) para positivo e durante a repolarização ele retorna ao seu potencial de repouso (novamente -90mV). Os fluxos de corrente iônica gerados durante a despolarização e repolarização das células cardíacas dos átrios e ventrículos em um determinado momento, durante o registro eletrocardiográfico, são representados por um vetor denominado vetor cardíaco.

 

Este vetor é então o resultado da soma das forças elétricas do ciclo cardíaco e, por acordo internacional, na eletrocariografia é registrado como um desvio abaixo da linha esoelétrica ((onda “negativa”) se afasta da exploração eletrodo ou como uma deflexão isodifásica (onda “isoelétrica ou omda positiva e negativa) se o vetor for perpendicular ao eletrodo.

 

DERIVAÇÕES

 

As derivações do ECG não são colocadas em qualquer lugar, mas em locais pré-estabelecidos para que haja padronização, de forma que os eletrocardiogramas sejam os mesmos em todos os lugares e os dados obtidos sejam comparáveis. Dessa forma, ao colocar os eletrodos, podemos obter 12 derivações que registram a atividade do coração simultaneamente. Isso significa que o mesmo fenômeno é observado em 12 locais diferentes.

Existem seis derivações de membros ou do plano frontal e seis derivações torácicas precordiais ou horizontais.

As derivações dos membros (I, II e III, aVR, aVL e aVF) nos informam do que está acontecendo ou do plano horizontal e são obtidas por meio de eletrodos colocados no braço direito e esquerdo e na perna esquerda.

As derivações do membro (I, II e III *) são bipolares porque registram a diferença de potencial entre dois eletrodos exploradores. Lembre-se de que a linha que une os dois eletrodos é chamada de eixo da derivação (cada linha é dividida em duas metades, uma metade próxima ao pólo positivo e a outra ao pólo negativo:

– I diferença de potencial entre o braço esquerdo e direito (LA-RA).

-II diferença de potencial entre perna esquerda e braço direito (LL-RA).

-III diferença de potencial entre a perna esquerda e o braço esquerdo (LL-LA).

A sigla RA (braço direito); RL (perna direita); LA (braço esquerdo); LI (perna esquerda).

As derivações do membro estendido (aVR, aVL e aVF) também são atualmente consideradas bipolares porque são obtidas pelo emparelhamento de um eletrodo explorador.

-aVR tem um eletrodo positivo colocado no braço direito.

– aVL tem um eletrodo positivo colocado no braço esquerdo.

– AVL tem um eletrodo positivo colocado na perna esquerda.

Siglas: a (amplificado); V (tensão); R (direita); L (esquerda); F (pé);

Pin on Medicina ❤️

As derivações de membros (I, II e III) estão matematicamente relacionadas às derivações de membros aumentadas (aVR, aVL e aVF) formando um sistema hexaxial cujo centro coincide com o centro elétrico do coração.

 

Na prática, a relação entre os eletrodos do membro e a região cardíaca que eles exploram é a seguinte:

  1.  as derivações II, III e aVF registram fenômenos elétricos que ocorrem na face inferior do coração.
  2. as derivações são I e aVL registram fenômenos elétricos que ocorrem na face lateral superior do coração.

 

As derivações precordiais (V1 a V6) nos informam o que está acontecendo no plano horizontal e são obtidas por meio de eletrodos colocados na parede torácica anterior.

  • V1 na linha paraesternal direita (4 espaço intercostal )
  • V2 na linha paraesternal esquerda (4 espaço intercostal )
  • V3 no meio da distância entre V2 e V4
  • V4 na linha hemiclavicular (5 espaço intercostal)
  • V5Linha axilar anterior média  no nível V4 da derivação.

Em situações especiais (dextrocardia, infarto do ventrículo direito), os eletrodos podem ser usados ​​na parte direita do tórax, normalmente V3R (mesma posição que V3, mas no hemitórax direito) e V4R (mesma posição que V4, mas no hemitorax direito) são colocada.

No caso de infarto posterior, os eletrodos podem ser colocados nas posições posteriores V7-9 (V7 na linha axilar posterior, V8 na linha escapular posterior, abaixo da escápula e V9 na borda esquerda da coluna) usando o plano horizontal que passa como referência, pelas derivações é V4-V6.

 

O ECG é realizado com o paciente deitado em decúbito dorsal. Em seguida, colocamos 4 eletrodos nos membros e 6 na região precordial que posteriormente darão origem às 12 derivações padrão. Tenha em conta que:

1) Os eletrodos devem ser colocados sempre acima do punho ou tornozelo e se houver amputação acima do coto. Obtenha contato adequado dos eletrodos com o puel com um gel especial ou álcool.

2) Ao imprimir a tira de ECG, deve-se lembrar de colocar o nome do paciente e a data em que foi realizada (no eletrocardiógrafo, sendo geralmente digital, a data e a hora já estão impressas e você pode adicionar o nome do paciente manualmente ) Coloque também por que a pressão arterial e a saturação serão úteis e, se o paciente apresentar sintomas, descreva-os (palpitações, dores no peito, sudorese …).

3) Antes de começar a ler, verifique sempre se a velocidade e a tensão estão adequadas (para funcionar a uma velocidade de 25 mm / min e com uma tensão de 10 mm / mV).

Exames - PHD CARDIO

297 thoughts on “PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ELETROCARDIOGRAFIA – ECG”

  1. It is appropriate time to make some plans for the long run and it’s time to be happy. I’ve learn this publish and if I may just I want to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write subsequent articles referring to this article. I desire to read even more issues about it!

    1. Thank you for your comment. As I am a medical student, I take all the information based on books and my college classes.

      Em português:
      Agradeço seu comentário. Como sou estudante de medicina, retiro todas as informações basadas em livros e em minhas aulas na faculdade.

  2. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did
    you hire someone to do it for you? Plz answer back as I’m looking to design my own blog and would like to find out where u got this from.

    appreciate it

    1. Thank you very much for your comment.
      I created it myself using word press.
      Dedicate yourself that you will be able to do yours.

      Em Português:
      Agradeço muito seu comentário.
      Eu mesmo criei pelo word press.
      Se dedica que você conseguirá fazer o seu.

  3. Hi there, I discovered your website by means of Google even as looking for a similar topic,
    your site came up, it seems good. I have bookmarked
    it in my google bookmarks.
    Hi there, simply became alert to your blog via Google, and located that
    it is truly informative. I’m going to be careful for brussels.
    I will be grateful in case you proceed this in future.

    Numerous other people can be benefited out of your
    writing. Cheers!

    1. Thank you very much for your comment. I write everything based on medical books. I am a medical student and I love my job very much. I am happy to pass on information often unknown to many.
      Thanks.
      Em portugguês:
      Muito obrigada por seu comentário. Escrevo tudo baseado em livros de medicina. Sou estudante de medicina e amo muito meu trabalho. Fico feliz por passar informações muitas vezes desconhecida por muitos.
      Obrigada.

  4. Thank you a lot for sharing this with all people you actually recognize what you are speaking about!
    Bookmarked. Kindly additionally visit my web site =).
    We can have a hyperlink change agreement between us

  5. Thank you for the many comments I received on this matter.

    I have no words to thank you all.

    If possible follow my social networks (facebook and Instagram) the links are at the top of the page.

    Gratitude!

    Em português:
    Obrigado pelos muitos comentários que recebi sobre este assunto.

    Não tenho palavras para agradecer a todos.

    Se possível acompanhe minhas redes sociais (facebook e Instagram) os links ficam no topo da página.

    Gratidão!

  6. Simply desire to say your article is as astounding. The clearness to
    your submit is just excellent and that i can assume you are a professional in this subject.
    Well with your permission allow me to snatch your feed to keep updated with impending post.
    Thanks one million and please carry on the rewarding work.

  7. Hi,

    My name is Tyrell and I recently worked on a website similar to raquelluiza.com.

    Quick question, If I could help you get on the phone with more of your ideal prospects would you be interested in having a quick 5 minute chat?

    Best,
    Tyrell

  8. Thanks for the marvelous posting! I genuinely enjoyed reading it,
    you may be a great author.I will remember to bookmark your blog and will often come back sometime soon. I want to
    encourage one to continue your great posts, have a
    nice evening!

    my page: Dann

  9. Thank you for the many comments I received on this matter.

    I have no words to thank you all.

    If possible follow my social networks (facebook and Instagram) the links are at the top of the page.

    Gratitude!

    Em português:
    Agradeço pelos diversos comentários que recebir nesta matéria.

    Não tenho palavras para agradecer a todos vocês.

    Se possível sigam minhas redes sociais ( facebook e Instagran) os links estão na parte superior da página.

    Gratidão!

  10. I do not leave a comment, but I read some of
    the remarks on PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ELETROCARDIOGRAFIA – ECG – Raquel Luiza.
    I do have 2 questions for you if you do not mind. Is it only me or do a few of the responses appear like they are coming from brain dead people?

    😛 And, if you are writing at additional sites, I’d
    like to keep up with everything new you have to post.
    Would you list of every one of all your public pages like your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

    Feel free to visit my web blog; SoundJoy Earbuds Price

    1. Thank you so much for your comment!

      I am happy and honored to contribute to society by providing information.

      If possible follow my social networks (facebook and instagran), the links are at the top of the site.

      Gratitude!

      Em português:

      Muito obrigada por seu comentário!

      Fico feliz e honrada em contribuir a sociedade passando informações.

      Se possível siga minhas redes sociais (facebook e instagran) , os links estão na parte superior do site.

      Gratidão!

  11. I would like to take the opportunity of saying thanks to you for the professional advice I have constantly enjoyed
    visiting your site. I’m looking forward to the particular commencement
    of my school research and the complete preparation would never have
    been complete without coming over to your website. If I can be of any help to others,
    I might be happy to help through what I have learned from here.

    Here is my site; GroMax Male Enhancement Ingredients

  12. With havin so much content and articles do you ever run into any issues of plagorism or copyright violation? My site has a lot of
    unique content I’ve either authored myself or outsourced
    but it appears a lot of it is popping it up all over the web without my agreement.
    Do you know any techniques to help prevent content from being ripped off?
    I’d really appreciate it.

    Here is my web-site: Extreme Keto Slim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *