INFARTO AGUDO – ATAQUE CARDÍACO

Por RAQUEL LUIZA,

Rede Primavera de Saúde

O infarto agudo do miocárdio é uma necrose do miocárdio que ocorre como resultado da obstrução aguda de uma artéria coronária. Os sintomas incluem desconforto no peito com ou sem dispneia, náuseas e sudorese. O diagnóstico é baseado no ECG e no achado de marcadores sorológicos. O tratamento é feito com agentes antiplaquetários, anticoagulantes, nitratos, betabloqueadores, estatinas e terapia de reperfusão. Para infarto do miocárdio com elevação do segmento ST, a reperfusão urgente é realizada com fibrinolíticos, intervenção percutânea ou, ocasionalmente, cirurgia de revascularização do miocárdio.

Acontece devido à oclusão aguda, total e prolongada de uma ou mais artérias coronárias, que causa necrose (dano celular irreversível) do músculo cardíaco fornecido pela artéria ou artérias afetadas.
É a mais grave das manifestações da doença isquêmica do coração.
A causa mais frequente é a trombose coronária, que é gerada a partir da ruptura de uma placa aterosclerótica.
Outras causas menos comuns são: embolia coronária, espasmo coronário e dissecção espontânea de uma artéria coronária.

Lo que se debe saber del infarto agudo de miocardio - La Misericordia

 

SINTOMATOLOGIA

O quadro clínico apresenta-se com dor torácica de origem coronariana (angina de peito – desconforto). Geralmente aparece em repouso e é mais intenso e duradouro do que em outras síndromes isquêmicas. A dor pode estar ausente em idosos e diabéticos.
Os sintomas neurovegetativos são comuns, principalmente sudorese fria, náuseas e vômitos.
As complicações mais graves são: arritmias ventriculares (taquicardia ou fibrilação ventricular), insuficiência cardíaca e ruptura do septo intraventricular.

 

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico é baseado em três elementos: angina de peito, alterações eletrocardiográficas compatíveis (em 20% dos casos o eletrocardiograma pode ser normal) e a quantificação no sangue de enzimas liberadas pela destruição do músculo cardíaco (CPK-MB, mioglobina e troponinas) .
Estudos de medicina nuclear e ecocardiografia podem ser úteis.

Os sons cardíacos são geralmente ouvidos um pouco distantes e um quarto som quase sempre é detectado. Um sopro sistólico apical suave de alta frequência (refletindo a disfunção do músculo papilar) também pode ser identificado. No exame inicial, o achado de uma fricção ou sopro mais conspícuo sugere doença cardíaca pré-existente ou outro diagnóstico. A detecção de um atrito horas após o início dos sintomas de infarto do miocárdio sugere pericardite aguda, em vez de infarto do miocárdio. No entanto, o atrito, geralmente evanescente, é geralmente identificado durante o segundo e terceiro dias após o infarto do miocárdio com elevação do segmento ST. Em cerca de 15% dos pacientes, geralmente é encontrada sensibilidade na parede torácica.

Em geral, os sinais de infarto do ventrículo direito incluem aumento das pressões de enchimento desse ventrículo, com distensão das veias jugulares (frequentemente conhecida como sinal de Kussmaul), campos pulmonares claros e hipotensão arterial.

INFARTO AGUDO DEL MIOCARDIO, CONSULTA MEDICA, SALUD

 

TRATAMENTO

Infarto é uma emergência que exige cuidados médicos o mais rápido possível. Identificar os sintomas pode ser decisivo para salvar a vida de uma pessoa infartada.

O controle dos fatores de risco coronariano, a consulta regular e a educação quanto ao reconhecimento dos sintomas são essenciais.
O diagnóstico precoce e o início precoce do tratamento são fundamentais para atingir o principal objetivo terapêutico, que é salvar o máximo possível de músculo cardíaco viável.
As medidas gerais incluem a administração de medicamentos para aliviar a dor e a ansiedade e diminuir a demanda de oxigênio do miocárdio.
O tratamento específico (tratamento de reperfusão) consiste na re-permeabilização da artéria afetada por meio de drogas capazes de lisar o coágulo (fibrinolíticos) ou por angioplastia coronária transluminal percutânea. Este tratamento atinge o máximo de benefícios quando aplicado nas primeiras 6 horas após o início dos sintomas, mas parece proporcioná-los após 12 horas.

Fica a dica que devemos sempre procurar manter a prevenção com hábitos saudáveis,  além da prática regular de exercícios físicos, alimentação adequada e cessação do tabagismo, a prevenção de doenças como a aterosclerose, diabetes e obesidade são fundamentais para evitar o entupimento das artérias e consequente infarto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *