APARELHO DIGESTIVO

Por RAQUEL LUIZA,

Cirurgia do Aparelho Digestivo

 

Começo mês de outubro falando sobre aparelho digestivo, durante todo o mês estarei escrevendo sobre as principais patologias relacionadas a este aparelho. Sabemos que uma atividade essencial em qualquer ser vivo é a comida, pois por meio dela pode obter a energia necessária para desenvolver qualquer outra de suas funções, seja reprodução, crescimento, etc. Para isso, todos os seres vivos são dotados de órgãos que garantem o uso correto dos alimentos de que necessitam, que constituem o sistema digestivo. No homem, esse aparelho é composto por uma série de órgãos fisicamente e funcionalmente conectados, que são responsáveis ​​por transformar os alimentos de sua forma original em seus elementos constituintes mais simples, para que possam ser devidamente utilizados pelo corpo.
A maioria dos nutrientes que servem de alimento para o homem não pode ser utilizada em sua forma natural como matéria-prima para obter a energia de que necessita, por isso esses alimentos devem ser submetidos a uma série de processos de transformação. Esses processos ocorrem no aparelho digestivo, começando pela mastigação, que ocorre na boca pela ação da saliva, e acaba de ser realizado inteiramente no estômago e no intestino do gás, graças à ação do estômago julgos e interstinais e secreção do fígado e pâncreas.

Uma vez digerido e transformado em elementos simples que podem ser utilizados pelo corpo, o alimento deve chegar ao sangue, que o transportará aos órgãos responsáveis ​​por armazená-lo e metabolizá-lo. Para isso, o intestino delgado e em muito menor grau o intestino grosso são capazes de desempenhar outra função completa, que é a absorção, por meio da qual as partículas alimentares passam pelas paredes desses órgãos e são incorporadas ao sangue fino e linfático. capilares que o circundam. Finalmente, os produtos residuais do processo de digestão, que não são utilizáveis ​​pelo organismo, devem ser eliminados externamente, o que se faz por meio da defecação, que é o processo de expulsão do bolo fecal que contém os referidos produtos residuais.

As partes que compõem o sistema digestivo são: a cavidade oral, onde se encontram os dentes e as glândulas salivares, a faringe e o esôfago, o estômago, o intestino delgado, que consiste no duodeno, jejuno e íleo, e o intestino grosso. , que é constituído pelo ceco, cólon ascendente, transverso, cólon descendente, sigmóide, reto e ânus; bem como órgãos externos que fluem pelos ductos de colédoco e de Wirsung, respectivamente, na parte inicial do intestino delgado, que são o fígado e o pâncreas.

Aparelho Digestivo - Enciclopédia Global™
Todos os processos que ocorrem no sistema digestivo o fazem de forma coordenada, de forma que suas diferentes partes funcionem interligadas por uma rica rede nervosa que depende do sistema nervoso autônomo ou vegetativo, que é aquele que coordena todas as funções digestivas de uma forma Que sejam realizados automaticamente, sem a intervenção da vontade, exceto aqueles que são feitos voluntariamente, como a mastigação e a defecação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *