Por RAQUEL LUIZA,
Síndrome produzida por gastrinoma, tumor produtor de gastrina, que causa aumento da secreção de ácido e pepsina no trato digestivo com produção de úlceras pépticas.
Geralmente é um pequeno tumor, localizado na parede do duodeno ou pâncreas.
Essa doença está associada à formação de úlceras pépticas graves, diarreia, pirose, perda de peso e sangramento gastrointestinal; é uma doença rara, causada por um tumor secretor de gastrina (hormônio responsável por estimular a produção de ácido no estômago), que causa hipersecreção de ácido gástrico, provocando doença ulcerosa.
▫
É necessário ficar atento, pois, em muitas pessoas, a síndrome de Zollinger-Ellison produz sintomas semelhantes aos de uma úlcera ou da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).
Se você sentir:
✔Dor abdominal
✔Acidez
✔Náusea ou vômito
✔Fadiga
✔Diarreia
✔Perda de peso
✔Sangue no vômito ou nas fezes
▫
Procure um Gastroenterologista para uma avaliação!
SINTOMATOLOGIA
Os pacientes podem sentir dor abdominal e diarreia.
O diagnóstico também é suspeitado em pacientes assintomáticos com múltiplas úlceras no estômago e no intestino delgado.
25% dos casos estão associados a tumores da hipófise e da paratireóide, constituindo a síndrome da neoplasia endócrina múltipla (MEN tipo 1).
Os principais sintomas da síndrome de Zollinger-Ellison incluem:
- Sensação de queimação ou dor na garganta;
- Náuseas e vômitos;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Diminuição do apetite;
- Perda de peso sem causa aparente;
- Fraqueza excessiva.
Estes sintomas podem ser confundidos com outros problemas gástricos, como refluxo, por exemplo, e por isso o gastroenterologista pode pedir para fazer alguns exames de diagnóstico como exames de sangue, endoscopia ou ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.
Veja como reduzir o excesso de ácido e melhorar os sintomas em:
- Remédio caseiro para gastrite
- Dieta para gastrite e úlcera
DIAGNÓSTICO
Consiste na detecção de níveis anormalmente elevados de gastrina associados ao aumento da secreção de ácido gástrico.
A localização do tumor é realizada por meio de tomografia axial computadorizada, ultrassonografia, angiografia e endoscopia.
TRATAMENTO
O tratamento para a síndrome de Zollinger-Ellison normalmente é iniciado com a ingestão diária de remédios para reduzir a quantidade de ácido no estômago, como Omeprazol, Esomeprazol ou Pantoprazol, pois os tumores no pâncreas, chamados de gastrinomas, estimulam a produção de ácido, aumentando as chances de ter uma úlcera gástrica, por exemplo.
O tratamento do gastrinoma, quando localizável e ressecável, é cirúrgico (enucleação do tumor ou pancreatectomia parcial ou tipo Whipple, com vagotomia).
A octreotida também tem sido usada com sucesso no controle da hipersecreção ácida. Em pacientes com metástases, está indicado o uso de quimioterapia ou quimioembolização.