O QUE É , SINTOMAS E TRATAMENTO: ASPERGILOSE BRONCOPULMONAR ALÉRGICA

Por RAQUEL LUIZA,

 

Aspergilose broncopulmonar alérgica - Momento Saúde

A aspergilose broncopulmonar alérgica é uma reação de hipersensibilidade contra espécies de Aspergillus (geralmente A. fumigatus) que ocorre quase exclusivamente em pacientes com asma ou, menos frequentemente, em fibrose cística. um fungo resistente ao calor que reside em áreas úmidas e entre matéria em decomposição, mas também em residências.

As respostas imunes contra antígenos de Aspergillus causam obstrução das vias aéreas e, se não tratadas, bronquiectasias e fibrose pulmonar. Os sinais e sintomas são os de asma com adição de tosse produtiva e, ocasionalmente, febre e anorexia. O diagnóstico é suspeito pela história e estudos de imagem e confirmado por teste cutâneo de Aspergillus e medição dos níveis de IgE, precipitinas circulantes e anticorpos específicos para A. fumigatus. O tratamento é feito com corticosteróides e, em pacientes com doença resistente ao tratamento, itraconazol.

 

SINTOMATOLOGIA

Apresenta-se como quadro de asma de difícil controle, tosse produtiva, dispneia, sibilos e expectoração sanguinolenta (hemoptise). há febre e mal-estar.

DIAGNÓSTICO

Baseia-se na presença de determinados critérios clínicos e laboratoriais: asma, aumento da contagem de eosinófilos no sangue, presença de anticorpos anti-Aspergillus, testes de hipersensibilidade cutânea positivos e existência de infiltrados pulmonares transitórios na radiografia de tórax.

Micoses Pulmonares Dr Marco Russo. - ppt carregar

TRATAMENTO

A base do tratamento são os corticosteróides associados aos antifúngicos.
Os broncodilatadores são úteis no controle dos sintomas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *