ATELECTASIA: O QUE É, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Por  RAQUEL LUIZA,,

Atelectasia: qué es y por qué ocurre - Mejor con Salud

Colapso de uma região pulmonar periférica, segmentar ou lobar, ou de todo o pulmão, causado por obstrução das vias aéreas.
Não é uma patologia em si, mas é observada como consequência de uma patologia pulmonar ou brônquica subjacente, como obstrução brônquica intraluminal por corpo estranho, tuberculose, tampões mucosos, pneumonia, câncer de pulmão; ou extraluminal por pneumotórax ou derrame pleural, entre as causas mais frequentes.
Após a obstrução brônquica, o gás alveolar periférico é absorvido pela circulação sanguínea, e a conseqüente retração pulmonar causa o desaparecimento do conteúdo aéreo alveolar após algumas horas.

Atelectasia pulmonar: o que é, sintomas e tratamento - Tua Saúde

SINTOMAS

A sintomatologia depende da velocidade de estabelecimento, da extensão e também da etiologia da atelectasia. Uma rápida oclusão brônquica com colapso maciço causa dor no lado afetado, dispneia e taquicardia. Pode haver infecção pulmonar concomitante, caso em que geralmente ocorre febre.
A atelectasia de início lento pode ser completamente assintomática ou causar apenas sintomas leves.

  • Sintomas. Dispneia, tosse seca.
  • Inspeção. Retração do hemitórax e tiragem.
  • Palpação. Expansibilidade diminuída e frêmito toracovocal diminuído ou abolido.
  • Percussão. Submacicez ou macicez.
  • Ausculta. Redução do murmúrio vesicular, ressonância vocal diminuída.
  • Pode haver som brônquico ou broncovesicular substituindo o murmúrio vesicular.

 

DIAGNÓSTICO

É estabelecido pela história e exame físico, mas principalmente por sinais radiológicos. Dentre estes, destacam-se densidade parenquimatosa homogênea (segmentar, lobar ou pulmonar), diminuição do volume do hemitórax afetado e deslocamento de estruturas vizinhas (coração, mediastino, diafragma) para o lado afetado.
É importante a pesquisa da causa da atelectasia, para a qual pode ser necessário completar o estudo por tomografia axial computadorizada de tórax e fibrobroncoscopia.

 

TRATAMENTO

O tratamento depende da etiologia da atelectasia, portanto o mais importante é conhecer a causa que ela produz.
Em muitos casos, a fibrobroncoscopia é necessária para o diagnóstico etiológico (por exemplo, corpo estranho ou tumor pulmonar) e às vezes é terapêutica (corpos estranhos, tampões de muco). Em alguns casos (bronquiectasias, retenção de secreções) recomenda-se drenagem postural e fisioterapia.
Em casos graves, deve ser realizada broncoscopia, que permite a remoção direta de tampões de muco ou secreções espessas. A suspeita de aspiração de corpo estranho deve ser realizada o mais rápido possível.

Centro de Enfermedades Respiratorias y Alergias (Alergologós)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *