Por RAQUEL LUIZA,
A bronquiolite é uma infecção pulmonar viral muito comum em bebês com menos de 2 anos que provoca a inflamação das vias aéreas mais estreitas do pulmão, conhecidas como bronquíolos. Quando estes canais inflamam, aumentam a produção de muco que dificulta a passagem do ar, causando dificuldade para respirar e chiado, dificuldade para dormir e respiração rápida.
Na maior parte dos casos, os sintomas de bronquiolite melhoram em 2 ou 3 semanas sem precisar de tratamento específico, no entanto, é muito importante que o bebê seja avaliado pelo pediatra quando surjam os primeiros sintomas, não só para descartar outras doenças, mas também para avaliar a necessidade de internamento, já que algumas crianças podem apresentar sintomas muito intensos.
EM RESUMO
Doença obstrutiva dos brônquios respiratórios.
Na bronquiolite obliterante, há uma inflamação dos bronquíolos que causa uma obstrução lentamente progressiva destes.
No tipo constritivo, o tecido pulmonar é substituído por tecido fibroso, enquanto o tipo proliferativo é caracterizado pela presença de secreções organizadas no lúmen dos bronquíolos.
Múltiplas causas são reconhecidas, como exposição aguda ao tabaco ou gases tóxicos, infecções virais (mais freqüentes em crianças menores de 3 anos), artrite reumatóide, pós-transplante pulmonar ou cardiopulmonar; ou pode ser idiopática.
SINTOMAS
É inespecífico. Frequentemente apresenta-se com tosse e falta de ar (dispneia), chiado ao respirar, respiração rápida;
Embora os sintomas possam ser assustadores para os pais, a bronquiolite tem cura e geralmente não é grave, podendo ser tratada em casa com alguns cuidados simples que aliviam os sintomas e facilitam a respiração.
DIAGNÓSTICO
Embora o diagnóstico definitivo seja patológico, história, exame físico, radiografia e tomografia computadorizada de tórax e testes de função pulmonar geralmente são suficientes.
TRATAMENTO
É o da causa que se origina.
Dependendo da etiologia e gravidade do quadro clínico, corticosteróides, broncodilatadores e oxigenoterapia podem ser necessários.