Por Raquel Luiza,
Tumor benigno que se desenvolve a partir de abuso de voz, reações alérgicas crônicas, tabagismo e irritantes inalados.
É mais frequente na região anterior da bócio e preferencialmente de um lado.
Os pólipos das cordas vocais geralmente são o resultado de uma lesão aguda (por exemplo, ao gritar em um jogo de futebol) e geralmente afetam apenas uma corda vocal. Os pólipos podem ter outras causas, como refluxo gastroesofágico ou inalação crônica de irritantes (por exemplo, fumaça industrial ou fumaça de cigarro). Os pólipos devido a essas causas tendem a afetar ambas as cordas vocais. Os pólipos, que tendem a ser maiores e mais elevados que os nódulos, são comuns em adultos.
PROBLEMAS NAS CORDAS VOCAIS
Em estado de repouso, as cordas vocais geralmente formam uma abertura em forma de V que permite que o ar passe livremente pela traqueia. Os cordões se abrem quando o fluxo de ar passa para os pulmões (inspiração) e se fecham durante a deglutição e a fala.
Ao colocar um espelho na parte de trás da boca do paciente, um médico especialmente treinado pode examinar as cordas vocais e verificar se há distúrbios como úlceras de contato, granulomas, pólipos, nódulos, paralisia ou câncer. Todos esses distúrbios afetam a voz. A paralisia pode afetar uma corda vocal (unilateral) ou ambas (bilateral, não mostrada).
SINTOMAS
Apresenta-se com disfonia crônica (rouquidão).
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico é estabelecido examinando as cordas vocais com um espéculo (videolaringoscopia indireta) e coletando uma amostra para biópsia.
TRATAMENTO
O tratamento é cirúrgico e consiste na retirada do pólipo (polipectomia).
O tratamento de nódulos, pólipos e granulomas das cordas vocais consiste em evitar o que pode estar causando a irritação da laringe e descansar a voz. Se a causa for abuso de voz, a terapia vocal liderada por um fonoaudiólogo pode ser necessária para ensinar a pessoa a falar ou cantar sem forçar as cordas vocais. Um fonoaudiólogo pode usar um programa de treinamento baseado em computador para ajudar a pessoa afetada a evitar volume excessivo ou tensão vocal. Medidas adicionais para pessoas que usam a voz profissionalmente incluem garantir hidratação adequada e modificações na dieta.
A maioria dos pólipos deve ser removida cirurgicamente para restaurar a voz normal de uma pessoa.