Por RAQUEL LUIZA,
Inflamação da mucosa que reveste as narinas.
O nariz é composto por mucosas que têm como função, umedecer, aquecer e filtrar os componentes do ar que respiramos, impedindo que partículas grandes de pólen, pó e pêlos, por exemplo, passem pelas vias respiratórias e cheguem até os pulmões.
A rinite é uma condição que acontece quando há uma inflamação que acontece especificamente nas mucosas nasais.
Pode ser devido a infecções virais (resfriado comum), alergia, hiperfusão parassimpática (rinite vasomotora), associada à gravidez, ambientes secos e poluição (rinite seca anterior) e atrófica (ocena).
SINTOMAS
O resfriado comum causa rinorreia (corrimento nasal) e anosmia (diminuição do olfato) juntamente com os sintomas de uma gripe.
A rinite alérgica pode ser causada por uma grande variedade de alérgenos e apresenta-se com espirros, coriza, obstrução nasal e prurido nasal ou ocular.
A rinite vasomotora é desencadeada por mudanças de temperatura, irritantes, hipotireoidismo e contraceptivos orais.
A repetição de episódios de rinite aguda pode gerar uma rinite crônica hipertrófica com aumento do tamanho do corneto inferior.
A rinite seca apresenta-se com lesões crostosas e sinais de sangramento.
Ocena é um tipo de rinite atrófica que se apresenta com crostas fétidas e anosmia (ausência de olfato).
DIAGNÓSTICO
O exame clínico geralmente é suficiente.
TRATAMENTO
O resfriado comum requer tratamento com descongestionantes, anti-inflamatórios e antitérmicos.
Na rinite alérgica, além de evitar o contato com o alérgeno, são úteis descongestionantes, anti-histamínicos e corticosteróides tópicos.
A rinite vasomotora pode exigir tratamento do nervo vidiano (neurectomia ou criocirurgia).
A cirurgia dos cornetos inferiores pode ser indicada na rinite hipertrófica crônica.
A rinite seca requer hidratação abundante e pomadas oleosas.
De modo geral, a rinite aguda tem cura e o paciente se recupera naturalmente. A rinite alérgica e a rinite crônica não têm cura, mas a doença pode ter seus sintomas controlados.
Não existem remédios para a rinite, mas existem várias substâncias que podem ajudar o paciente a espirrar menos e podem auxiliá-lo a manter a coriza sob controle. São medicamentos descongestionantes e anti-histamínicos.
A lavagem do nariz com soro fisiológico também pode ser recomendada para aliviar o entupimento, assim como a boa higiene dos locais de convivência, evitando o acúmulo de pó e sujeira, que podem servir como gatilhos para uma crise de rinite alérgica.
Existe uma vacina para a rinite alérgica, que se encaixa na imunoterapia, um tipo de tratamento médico em que o paciente tem seu sistema imunológico fortalecido para combater ele mesmo as doenças que ele sofre, funcionando como uma forma de controle das reações alérgicas.