Hidronefrose: o que é , sintomas, causas e tratamento.

Por RAQUEL LUIZA,

 

Hidronefrose - causas, sintomas e tratamento | MD Saúde

A hidronefrose é a dilatação do rim que acontece quando a urina não consegue passar até à bexiga e por isso se acumula dentro do rim. Quando isso acontece, o rim não consegue funcionar normalmente e, assim, sua função vai diminuindo, podendo existir risco de desenvolver uma insuficiência renal.

Geralmente, a hidronefrose surge como complicação de outra doença, como pedra nos rins ou tumor nas vias urinárias, sendo recomendado consultar o nefrologista ou o clínico geral para identificar a causa do problema e iniciar o tratamento adequado, de forma a evitar sequelas mais graves.

Na maioria dos casos, a hidronefrose afeta apenas um dos rins, mas também é possível sofrer de hidronefrose bilateral, na qual os sintomas podem surgir mais rapidamente e ser mais intensos, já que ambos os rins estão afetados.

Dilatação do trato urinário superior (ureteres, pelve e cálices renais) secundária à obstrução do trato urinário.
Dependendo da localização da obstrução, ela pode ser unilateral ou bilateral.

Hidronefrose - causas, sintomas e tratamento | MD Saúde
A urina reflui para o rim, exercendo pressão sobre o tecido, o que pode levar à perda da função renal se a obstrução continuar ao longo do tempo.
O local de obstrução mais frequente é a junção ureteropélvica (ponto de união da pelve renal com o ureter).
Pode ser devido a cálculos renais, estreitamento dos ureteres, bexiga neurogênica, malformações congênitas dos ureteres ou estreitamento pós-traumático ou pós-infeccioso.
Existem também causas externas ao sistema urinário, como aneurismas da artéria ilíaca, câncer uterino, gravidez, doença inflamatória intestinal ou tumores retroperitoneais.

SINTOMAS

Depende da causa e do tempo de evolução.
Se a obstrução for aguda, apresenta-se como cólica renal (dor intensa na região lombar, espalhando-se para o flanco, virilha e genitália).
As obstruções de início progressivo podem ser assintomáticas ou manifestar-se com dor incômoda na lombar ou nos flancos.
Hematúria (presença de glóbulos vermelhos na urina) ou sintomas e sinais de infecção do trato urinário podem ser observados.
Obstruções ao nível da uretra podem ocorrer com um balão vesical (dilatação da bexiga devido ao acúmulo de urina).
Se a doença progride, os sintomas de insuficiência renal aparecerão.

 

Possíveis causas da hidronefrose

A hidronefrose geralmente surge quando existe um bloqueio nos ureteres, que são os canais que levam a urina desde o rim até à bexiga, impedindo a passagem da urina. Algumas situações que podem causar esse bloqueio são pedra nos rins, tumores na vias urinárias ou aumento da próstata nos homens, por exemplo.

Além disso, a hidronefrose também é muito frequente durante a gravidez, pois o crescimento do feto dentro do útero pode acabar pressionando as vias urinárias e impedindo a passagem da urina, que passa a se acumular no interior do rim.

 

DIAGNÓSTICO

A ultrassonografia e a urografia intravenosa permitem observar a anatomia da árvore urinária e detectar a localização da obstrução, fornecendo informações sobre a etiologia.
Em alguns casos será necessário avaliar a bexiga por cistoscopia endoscópica.

Hidronefrose - causas, sintomas e tratamento | MD Saúde

Obstrução do trato urinário - Distúrbios renais e urinários - Manual MSD  Versão Saúde para a Família

 

TRATAMENTO

Baseia-se na restauração do fluxo urinário, geralmente por meio de litotripsia (destruição de cálculos) ou cirurgia.

Litotripsia Extracorpórea para Cálculos Renais | Dr. Fernando Leão

Se a obstrução for aguda ou bilateral, o desbloqueio deve ser feito rapidamente por meio de cateter vesical (cateter de látex pela uretra), cateterismo vesical (punção e drenagem da bexiga pelo púbis) ou nefrostomia (punção e drenagem da pelve renal através da pele).

Sonda Vesical - Ecce MedicusEcce Medicus

Sonda de nefrostomía | Boston Scientific

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *