Fimose: o que é, sintomas, causas , tipos e tratamento.

Por RAQUEL LUIZA,

 

 

Urologista Newton Tafuri alerta para riscos em caso de fimose não tratada - Vida VG

Estreitamento do prepúcio (pele que cobre a glande), que impede sua retração manual para descobrir completamente a glande.É fisiológica em crianças até dois anos de idade.
Em meninos mais velhos pode ser causada por retração precoce forçada do prepúcio causando aderências devido à formação de tecido cicatricial ou por causa desconhecida, o que é chamado de parafimose.
Está associada a uma maior predisposição para apresentar infecções da glande do pênis (balanite), prepúcio (postite) e do trato urinário.

 

Fimose

 

Graus de fimose

A fimose masculina pode ser dividida em diferentes graus consoante a quantidade de glande exposta, a saber:

  • Grau 1: retração completa sem estreitamento atrás da glande. Podem existir aderências balanoprepuciais;
  • Grau 2: retração completa com estreitamento atrás da glande;
  • Grau 3: exposição apenas parcial da glande;
  • Grau 4: retração do prepúcio muito reduzida, não sendo possível expor a glande;
  • Grau 5: forma mais grave de fimose; não é possível qualquer retração prepucial.

Fimose – causas

A fimose infantil ou que surge logo em bebé (fimose primária ou fisiológica) é uma patologia congénita e que tendencialmente resolve de forma espontânea com o passar dos anos, com o progressivo desenvolvimento da criança. Cerca de 99% dos bebés do sexo masculino nascem com fimose fisiológica e apenas 1% dos adolescentes com 17 anos apresentam ainda fimose.

No caso da fimose desenvolvida posteriormente, a fimose patológica, as principais causas estão relacionadas com episódios de traumatismos ou de infeções. Por exemplo, na tentativa de retrair manualmente uma fimose fisiológica pode surgir lacerações no prepúcio se esta for efetuada de forma violenta. Estas cicatrizes podem originar no futuro uma fimose patológica.

As infeções crónicas da glande e do prepúcio, ou infeções específicas como a Balanite xerotica obliterans ou líquen escleroso podem originar a longo prazo fimoses patológicas.

 

SINTOMAS

A parafimose aguda é uma emergência urológica em que o prepúcio estreitado para no sulco balanoprepucial devido a uma manobra de retração inadequada, levando a inflamação e irrigação prejudicada do prepúcio e glande.

.Entre os sinais mais frequentes encontra-se a incapacidade de expor a glande completamente, com subsequente limitação da qualidade da higiene pessoal. Algumas crianças podem apresentar dificuldades na micção ou o chamado balão miccional (balão de urina formado na ponta do pénis quando a criança começa a urinar).

Os sintomas mais típicos são a presença de dor quando retraem o pénis ou dor com a ereção. No futuro, as relações sexuais podem ser afetadas pela presença de dor ou problemas relacionados com a completa exposição da glande. No entanto, não existe qualquer relação direta entre a fimose, a disfunção erétil (incapacidade de ter uma ereção) e a fertilidade masculina (gerar filhos).

O risco para desenvolvimento de infeções urinárias e infeções da glande também aumenta e estas situações devem ser vigiadas. A criança deve ser incentivada a comentar com os pais se dói quando urina ou com a ereção.

 

DIAGNÓSTICO

O exame físico é suficiente. Raramente, são necessários outros exames, exceto se existir a suspeita de alguma infeção ou lesão do pénis associada.

Na criança a primeira especialidade a realizar o diagnóstico costuma ser a Pediatria que, consoante a gravidade clínica, orientará para a Urologia / Urologia Pediátrica para tratamento cirúrgico.

 

TRATAMENTO

A circuncisão, que é a remoção cirúrgica do prepúcio ao nível do sulco balanoprepucial. É realizado em crianças com mais de três anos de idade com fimose ou com história de balanite, parafimose ou infecções urinárias.

Recuperação fimose | Desenhos De Vestidos Da Moda

 

ENTENDA  A DIFERENÇA

fimose é a incapacidade – ou apenas uma dificuldade, em diversos graus – para retrair o prepúcio, que é a pele que recobre a glande ou a “cabeça” do pênis.

parafimose é uma complicação da fimose e ocorre quando o indivíduo portador de algum grau de fimose consegue expor a glande, mas não consegue recobri-la, isto é, trazê-la de volta à posição original, e isto se configura uma emergência urológica, pois dificulta o fluxo sanguíneo no local, causando edema e dor.

A balanopostite é o processo inflamatório mais frequente que ocorre no pênis. É uma inflamação conjunta da glande e prepúcio (balanite é inflamação da glande; postite é inflamação do prepúcio).

A causa mais comum é uma infecção fúngica aguda causada pela candida albicans. Não é considerada uma doença sexualmente transmissível, pois pode-se desenvolver sem a realização de penetração, embora o casal possa compartilhar a cândida durante o ato sexual. Adicionalmente, o paciente pode apresentar balanopostites bacterianas agudas primárias ou como uma superinfecção bacteriana sobre uma infecção fúngica inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *