Sistema Sensorial: O que é, definição, funções, órgãos e sentidos

Por Raquel Luiza,

Decidir escrever sobre as patologias relacionadas aos Órgãos sensoriais, cada dia estarei postando uma doença relacionada.

Deixo uma breve explicação sobre  o que é este Sistema Sensorial, suas fumções e cada um dos órgãos qie compõem esse sistema.

Espero que gostem da leitura.


O sistema sensorial é composto pelos cinco sentidos do corpo: tato, visão, audição, paladar e olfato, sendo composto por células receptoras.

Os órgãos sensoriais - Cena 3D - Ensino e aprendizagem digitais Mozaik

O corpo humano, além de funcionar internamente como uma máquina perfeita, está preparado para interagir com o meio que nos cerca, para o qual possui uma série de órgãos que recebem os diversos estímulos e vias nervosas capazes de transmiti-los ao sistema nervoso, que processa essas informações e as transforma em sensações e dá as ordens apropriadas para agir de acordo.

Sistema sensorial

O sistema sensorial, como já vimos, é formado por um conjunto de células que recebem estímulos do meio externos e interno. Quando o estímulo é interno ao corpo, as células específicas responsáveis pela captação são denominadas de propioceptores e interoceptores.

Neste caso, as células propioceptoras são encontradas nos músculos, tendões, juntas, cápsulas articulares e órgãos internos. Logo, quando recebem estímulos, são responsáveis por transmitir uma mensagem ao sistema nervoso sobre a posição dos membros do corpo.

Sistema Sensorial, o que é? Definição, principais funções e fisiologia

Enquanto isso, as células interoceptoras possuem como função perceber as condições internas apresentadas pelo organismo. Assim, estão localizadas nas vísceras e vasos. Dessa forma, o organismo recebe a informação do meio interno e, com isso, conseguimos sentir sede, fome, náuseas, prazer sexual, etc. Além disso, as células interoceptoras também informam sobre as pressões CO2 e O2 e pressão arterial.

Visto isso, o sistema sensorial é formado pelos órgãos dos sentidos responsáveis pelas sensações do corpo. Cada parte é constituída por células sensoriais específicas, mas que se assemelham na funcionalidade. Esses órgãos que servem para se relacionar com o mundo exterior são chamados de órgãos dos sentidos, e são capazes de captar e transmitir estímulos visuais, auditivos, táteis, ativos e gustativos.

 

Função do sistema sensorial

De forma simplificada, a principal função do sistema sensorial é captar as mensagens do meio externo – células exteroceptoras – e interno – células propioceptores e interoceptores, e transmitir as informações ao sistema nervoso central. A partir disso, o cérebro decodifica a mensagem traduzindo para os órgãos dos sentidos as sensações do corpo.

Assim, o sistema sensorial é importante em situações de perigo, por exemplo. Quando o corpo sente algum tipo de ameaça, instantaneamente ocorre a liberação de adrenalina. A substância, por sua vez, torna as ações do corpo mais rápidas, aumenta a pupila e deixa o corpo em alerta.

Além disso, é por conta da visão, do paladar e do olfato que conseguimos, por exemplo, distinguir substâncias perigosas e, assim, não ingerir. Sensações como felicidade, prazer, tristeza também são funções estabelecidas pelo sistema sensorial.

Fisiologia dos sistema sensorial

Como já vimos, o sistema sensorial é formado por diferentes órgãos dos sentidos. Apesar disso, desempenham função semelhante: perceber os estímulos internos e externos e levá-los ao sistema nervoso.

Vamos conhecer agora, especificamente, cada um dos sentidos que compõem esse sistema.

 

VISÃO

Toda a Educação pode ser Especial: Olho — O Sentido da Visão

O sentido da visão capta estímulos luminosos através de um órgão altamente especializado que é o olho, que pode ser considerado uma extensão do tecido nervoso. Graças a alguns fotorreceptores localizados na retina ocular, e através de um sistema de lentes, o olho humano capta imagens do exterior e as transmite através das vias ópticas para o córtex cerebral visual, localizado nos lobos occipitais do cérebro, onde tome conhecimento dessas imagens.

 

AUDIÇÃO

Audição, um dos órgãos dos sentidos. A audição nos mamíferos

O sentido da audição capta os estímulos auditivos através do ouvido interno, onde as ondas sonoras chegam após passarem pelo ouvido externo e pelo ouvido médio. Uma vez no ouvido interno, especificamente no chamado órgão espiral, ou Corti, as vibrações sonoras são transformadas em impulsos bioelétricos que são transmitidos pelas vias nervosas até o córtex cerebral auditivo, localizado nos lobos temporais do cérebro. . Ademas , dentro del oido interno existen otros receptores, que se encuentran en los conductos semicirculares del laberinto, que captan la situacion espacial del cuerpo y la transmiten hasta el cerebro y el cerebelo, para que, de manera automatica, se adopte la postura precisa para manter o equilíbrio.

 

OLFATO

Os Cinco Sentidos do Corpo Humano - Cola da Web

O olfato é pouco desenvolvido na espécie humana e os receptores que captam os estímulos oltativos estão localizados na mucosa olfativa, localizada na parte superior das narinas. Esses receptores geram impulsos nervosos, que dependem da composição química das substâncias odoríferas dissolvidas no ar inalado, e os transmitem através de fibras nervosas para as áreas olfativas do cérebro, localizadas próximas ao hipotálamo na base do cérebro.

 

PALADAR

Nossa Missão
O sentido do paladar possui receptores gustativos na língua, onde as características químicas das substâncias dissolvidas na saliva são captadas e transformadas em impulsos nervosos. Existem diferentes tipos de receptores, chamados de papilas gustativas, especializados em captar sabores primários: ácido, doce, salgado e amargo, que transmitem essa informação através das fibras nervosas até o sistema nervoso central, onde existem centros corticais especializados em sua interpretação.
O sentido do tato tem seus receptores periféricos na derme da pele, onde existem diferentes corpúsculos especializados em captar sensações táteis leves e profundas, ligadas ao calor e ao frio, etc.
Eles são distribuídos por toda a superfície da pele e deles os estímulos táteis são transmitidos pelos nervos periféricos para a medula espinhal, onde podem desencadear ações reflexas, e desta para o cérebro, onde existem áreas do córtex destinadas a reconhecer as sensações. que vêm de cada uma das regiões periféricas do corpo.

 

TATO

Anatomia do tato

O órgão responsável pelo tato é a pele, maior órgão do corpo humano. Dessa forma, a pele é formada por diversos receptores e terminações nervosas que estão em constante diálogo com o sistema nervoso. Além disso, possuem corpúsculos de Pacini, caracterizado como mecanoceptor  responsável pela captação de estímulos mecânicos.

Visto isso, é por meio do tato que pessoas com algum tipo de deficiência, como a auditiva e a visual, conseguem perceber o meio externo. Além disso, é por meio do tato que percebemos sensações como o frio, calor, dor e outros tipos de sensações que mantêm o corpo vivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *