Otite externa: entenda o que é, sintomas e tratamento. Conhecer para Prevenir!

Por Raquel Luiza,


Otite externa - sintomas e causas, maligna, fungica, crônica e classificação

Infecção do ouvido externo, que inclui a aurícula e o canal auditivo externo.

Otite é o nome dado a toda infecção no ouvido (orelha externa, orelha média e orelha interna). A otite externa acomete a orelha externa, que consiste no pavilhão auricular (popularmente chamada de “orelha”) e no conduto auditivo, que termina no tímpano. Durante o verão aumentam os casos de “dores de ouvido” após banhos de mar ou de piscinas. Geralmente, essas dores têm como causa a otite externa, uma infecção relativamente comum, na pele do canal do ouvido externo, causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.Em geral, é  causada por bactérias como Pseudomonas aeruginosa ou Staphylococcus aureus. Também pode ser produzida por fungos.

Existem fatores predisponentes como natação em piscinas (otite do nadador), uso de cotonetes ou outros objetos para limpar a cera do canal e coçar frequente.

As dores podem ser bastante intensas, principalmente em crianças, e podem levar à perda parcial de audição. Normalmente, esses sintomas cessam logo nos primeiros dias de tratamento.

 

 

Sintomas

Apresenta-se com dor no ouvido (otalgia), que aumenta com a mastigação, bocejo e movimento do pavilhão auricular. Ocorre dor tragus (sinal tragus positivo). Posteriormente, pode surgir secreção serosa pelo meato acústico externo (otorreia) e, em alguns casos, purulenta.

Os sintomas tendem a aparecer logo no primeiro dia de infecção. As principais características são:

– Dor intensa, latejante;

– Sensação de entupimento do ouvido;

– Perda parcial da audição;

– Secreção;

– Coceira.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico otorrinolaringologista, com a avaliação dos sintomas e por exame otológico, que permite visualizar as estruturas do ouvido.

 

Diagnóstico

É feito usando um otoscópio. O meato acústico externo apresenta-se vermelho e edemaciado com secreção aquosa ou purulenta. O tímpano pode estar vermelho.

Audição – Wikipédia, a enciclopédia livre

Tratamento

O tratamento da otite externa é simples e consiste em analgésicos (via oral ou de uso tópico), antibióticos ou antifúngicos (dependendo do tipo de micro-organismo causador da infecção) em gotas de uso tópico.

Em alguns casos pode ser necessário aspirar a secreção do meato auditivo externo. No entanto, esse procedimento somente pode ser feito por médico otorrinolaringologista.

Colírios de ciprofloxacina ou a combinação de polimixina B, neomicina e fluocinolona são usados.
Raramente, a otite externa ocorre com manifestações gerais (febre, linfadenopatia). Neste caso, são usados ​​antibióticos gerais, como amoxicilina-clavulanato ou ciprofloxacina.

 

 

FORMAS DE PREVENÇÃO

Para evitar otite externa e outras doenças nos ouvidos, é importante tomar alguns cuidados, como:

– Não utilizar hastes de algodão (cotonetes) para limpar ou coçar os ouvidos;

– Não introduzir objetos que possam machucar a pele dos ouvidos;

– Enxugar as orelhas com uma toalha macia e limpa, tomando o cuidado de não pressionar nem inserir profundamente.

– Nunca pingar nos ouvidos soluções caseiras sem o conhecimento médico.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *