Por Raquel Luiza,
Sistema imunitário
O principal papel do sistema imunológico é a defesa do organismo contra agentes externos que podem prejudicá-lo. Para isso, o referido organismo é dotado da capacidade de distinguir qualquer substância que lhe seja estranha e, uma vez identificada, tentar neutralizá-la.
Essa função defensiva começa nas áreas periféricas do corpo, aquelas que servem de limite com o exterior, como a pele e as mucosas. Esses elementos do organismo, além de exercerem um efeito de barreira física contra o agente invasor, exercem uma função mais complexa ao secretarem determinadas substâncias com efeito antimicrobiano, que neutralizam muitos microrganismos que possam tentar atravessar essa primeira barreira.
Se essa primeira barreira defensiva falhar e um agente estranho atravessar a pele ou as mucosas para dentro do corpo, o sistema imunológico lançará uma série de mecanismos chamados de imunidade inespecífica, ou seja, os mesmos antes de qualquer tipo de agente estranho. Um desses mecanismos inespecíficos é a inflamação, que é produzida pelo aumento do fluxo sanguíneo na área afetada e pelo aumento da permeabilidade dos capilares, nos quais podem fagocitar o invasor. A ação da fagocitose é outro dos mecanismos de defesa inespecíficos, e através dela uma célula fagocitária (leucócitos, macrófagos, etc.) engloba o invasor em seu interior e o neutraliza.
Junto a esses mecanismos de defesa inespecíficos, existem outros de tipo específico, por meio dos quais o sistema imunológico se defende do agente ou antígeno invasor criando esse agente. Existem dois tipos de respostas imunes específicas: humoral, ligada aos linfócitos tipo B, e celular, ligada aos linfócitos tipo T; os primeiros produzem anticorpos, substâncias que aderem ao antígeno e o bloqueiam, enquanto os segundos, além de estimular os linfócitos B, vão até o local onde o antígeno é encontrado e, por meio de diferentes ações, o destroem.
Uma vez neutralizado o agente estranho, a linfa será responsável por coletá-lo e transportá-lo pelo sistema linfático até os linfonodos mais próximos.
Os órgãos envolvidos nesse complexo sistema são os linfonodos, que são agrupados por áreas linfonodais, o timo, a medula óssea e o baço.
Sis
Composição do Sistema Imunológico
O sistema imunológico tem muitos componentes:
- Anticorpos (imunoglobulinas) são proteínas produzidas por glóbulos brancos chamados células B (um tipo de linfócito) que se ligam firmemente ao antígeno de um invasor e o neutralizam diretamente. O corpo produz milhares de anticorpos diferentes. Cada anticorpo é específico para um determinado antígeno.
- Antígenos são qualquer substância que o sistema imunológico pode detectar e induzir uma resposta imune.
- Os linfócitos B (células B) são glóbulos brancos (leucócitos) que produzem anticorpos específicos contra os antígenos que estimulam sua produção.
- Os basófilos são glóbulos brancos que liberam histamina (substância envolvida em reações alérgicas) e que produzem substâncias que atraem outros glóbulos brancos (neutrófilos e eosinófilos) para a zona de conflito.
- As células são a unidade básica de um organismo vivo, consistindo de um núcleo e citoplasma e circundadas por uma membrana.
- Quimiotaxia é o processo pelo qual um produto químico atrai células para um local específico.
- O sistema complemento é constituído por um grupo de proteínas que participam de uma série de reações (chamadas de cascata do complemento) destinadas a defender o organismo, por exemplo: destruir bactérias e outras células estranhas; tornar mais fácil para os macrófagos detectar e ingerir células estranhas; atrair macrófagos e neutrófilos para a zona de conflito.
- As citocinas são muitas proteínas diferentes secretadas pelo sistema imunológico e outras células que atuam como mensageiros do sistema imunológico para ajudar a regular a resposta imune.
- As células dendríticas são derivadas dos glóbulos brancos. Eles residem nos tecidos e ajudam os linfócitos T a detectar antígenos estranhos.
- Os eosinófilos são glóbulos brancos que destroem bactérias e outras células estranhas grandes demais para serem comidas; Além disso, eles podem ajudar a imobilizar e destruir parasitas e ajudar a destruir células cancerígenas. Os eosinófilos também estão envolvidos em reações alérgicas.
- As células T auxiliares (células auxiliares) são glóbulos brancos que ajudam as células B a produzir anticorpos contra antígenos estranhos, ajudam a ativar células T citotóxicas e estimulam macrófagos para que possam ingerir células infectadas ou anormais de forma mais eficaz.
- A histocompatibilidade (literalmente, compatibilidade tecidual) é determinada por antígenos de leucócitos humanos (moléculas auto-identificadoras). A histocompatibilidade é usada para avaliar se um órgão ou tecido transplantado será aceito pelo receptor.
- Antígenos leucocitários humanos (HLA) são um grupo de moléculas de identificação localizadas na superfície de todas as células de uma pessoa, combinadas de forma única em cada indivíduo, para que o organismo possa diferenciar entre o próprio e o estranho. Este grupo de moléculas de identificação também é chamado de complexo principal de histocompatibilidade (MHC).
- Um complexo imune ou complexo antígeno-anticorpo é um anticorpo ligado a um antígeno.
- Uma resposta imune é a reação do sistema imunológico a um antígeno.
- Imunoglobulina é outro nome para anticorpo.
- A interleucina é um tipo de mensageiro (citocina) que alguns glóbulos brancos secretam que influenciam outros glóbulos brancos.
- As células T citotóxicas são um tipo de células T que se ligam e matam células infectadas e cancerosas.
- Leucócitos é outro nome para um glóbulo branco, como um monócito, neutrófilo, eosinófilo, basófilo ou linfócito (célula B ou célula T).
- O sistema linfático é uma rede de linfonodos conectados por vasos linfáticos que ajudam o corpo a transportar microrganismos e células mortas ou danificadas para serem filtradas e destruídas. As respostas imunes adquiridas são iniciadas nos linfonodos.
- Os linfócitos são um tipo de glóbulo branco (leucócitos) responsável pela imunidade adquirida (específica), incluindo a produção de anticorpos (pelos linfócitos B), a diferenciação entre o próprio e o não próprio (pelos linfócitos T) e a destruição de células infectadas e células cancerosas (linfócitos T citotóxicos).
- Os macrófagos são células grandes que se desenvolvem a partir de glóbulos brancos chamados monócitos. Eles ingerem bactérias e outras células estranhas no corpo e ajudam as células T a identificar microorganismos e outras substâncias estranhas. Os macrófagos geralmente estão presentes nos pulmões, pele, fígado e outros tecidos.
- O complexo principal de histocompatibilidade (MHC) é sinônimo de antígenos leucocitários humanos.
- Os mastócitos são células encontradas nos tecidos que liberam histamina, além de outras substâncias envolvidas em reações inflamatórias e alérgicas.
Uma molécula é um grupo de átomos quimicamente combinados que formam uma substância particular.
- As células natural killer (células NK, também chamadas de células natural killer) são um tipo de glóbulo branco que pode detectar e destruir células anormais, como certas células infectadas e cancerosas, sem primeiro ter que aprender o que são de uma célula anormal.
- Os neutrófilos são glóbulos brancos que ingerem e matam bactérias e outras células estranhas.
- Os fagócitos são um tipo de célula que ingere e mata ou destrói microorganismos invasores, outras células e fragmentos de células. Os fagócitos são neutrófilos e macrófagos.
- A fagocitose é o processo de uma célula engolir e ingerir um microrganismo invasor, outra célula ou um fragmento de célula.
- Um receptor é uma molécula localizada na superfície ou dentro de uma célula que pode detectar moléculas específicas que se encaixam exatamente nela, como uma chave se encaixa em sua fechadura.
- As células T reguladoras (supressoras) são glóbulos brancos que ajudam a encerrar uma resposta imune.
- As células T (linfócitos T) são glóbulos brancos envolvidos na imunidade adquirida. Existem três tipos: auxiliar, assassino (citotóxico) e regulador.
Existem vários tipos diferentes de glóbulos brancos (leucócitos), incluindo monócitos, neutrófilos, eosinófilos, basófilos e linfócitos (células B e células T), cada um dos quais desempenha um papel diferente no sistema imunológico.