Anemia por Deficiência de Vitaminas : Conhecer para Prevenir!

Por RAQUEL LUIZA,


Estos son los síntomas que podrían indicar que tienes deficiencia de vitaminas

É uma anemia megaloblástica causada por deficiência de ácido fólico. Junto com a vitamina B12, o ácido fólico participa da síntese de DNA nas células da medula óssea. Sua deficiência causa diminuição na velocidade de síntese do DNA e retardo na divisão celular que dá origem a grandes células imaturas do sangue (megaloblastos), que dão nome a esse tipo de anemias. A destruição das células precursoras das células sanguíneas aparece na medula óssea (eritropoiese ineficaz).

A anemia por deficiência de vitaminas resulta de um nível baixo ou nulo de vitamina B12 ou folato (ácido fólico).
  • As pessoas podem sentir fraqueza, falta de ar e parecer pálidas.

  • Os nervos podem não funcionar corretamente.

  • Exames de sangue podem detectar células anormais indicadoras de anemia por deficiência de vitaminas.

  • A vitamina deficiente é reposta.

    As deficiências de vitamina B12 e de folato (ácido fólico) causam anemia megaloblástica. Na anemia megaloblástica, a medula óssea produz glóbulos vermelhos grandes e anormais (megaloblastos).

    A deficiência de vitamina B12 ou a deficiência de folato surgem mais frequentemente devido a uma falta dessas vitaminas na dieta ou a uma incapacidade de serem absorvidas no trato digestivo. A anemia perniciosa é um tipo de deficiência de vitamina B12 causada por uma doença autoimune que afeta a absorção de vitamina B12. A deficiência de folato (ácido fólico) às vezes é causada por medicamentos usados para tratar câncer.

O ácido fólico está presente em vegetais, legumes, leveduras, nozes e alimentos de origem animal. Para atuar, deve ser transformado na forma ativa, ácido folínico (ácido tetrahidrofólico).
Sua deficiência pode ser devido à diminuição da ingestão (desnutrição, alcoolismo), aumento do consumo (gravidez, hipertireoidismo), drogas (fenitoína, barbitúricos, valpróico e anticoncepcionais orais podem diminuir a absorção de folatos) ou perdas (hemodiálise, doença hepática crônica).

 

Quais sintomas apresentam a pessoa com anemia por deficiência de vitaminas?

Os sintomas da anemia por deficiência de vitamina B12 ou deficiência de folato se desenvolvem lentamente e são similares aos sintomas causados por outros tipos de anemia, tais como fadiga, fraqueza e palidez. A deficiência de vitamina B12 também pode comprometer o funcionamento dos nervos, provocando formigamento, perda da sensibilidade e fraqueza muscular. A deficiência grave de vitamina B12 pode causar confusão. Nas pessoas idosas, a anemia causada por deficiência de vitamina B12 pode ser confundida com demência por causa desse sintoma.

Síntomas de déficit de vitamina B12 – Botanical-online

A deficiência de ácido fólico causa anemia que se desenvolve gradativamente e pode ser mais grave do que os sintomas sugerem. A fadiga pode ser o primeiro sintoma.

Ácido fólico: para que serve e como tomar - Minha Vida

Além dos sintomas gerais de anemia (por exemplo, palidez, irritabilidade, falta de ar e tontura), a deficiência de ácido fólico, caso seja grave, pode causar vermelhidão e dor na língua, diarreia, redução do paladar, perda de peso e depressão.

Se uma gestante apresentar deficiência de ácido fólico, ocorre um aumento do risco de ter um bebê com um defeito congênito da medula espinhal ou cérebro (defeito do tubo neural).

Anemia por deficiência de ácido fólico | Farmácia Saúde

 

DIAGNÓSTICO

O exame de sangue mostra diminuição do número de hemácias e da concentração de hemoglobina, macrocitose (aumento do tamanho das hemácias de diferentes tamanhos) e neutrófilos hiperpigmentados.
A concentração de folato no sangue e dentro dos glóbulos vermelhos pode ser medida.

A resposta positiva à terapia de reposição de ácido fólico apóia o diagnóstico.

Se um exame de sangue detectar a presença de glóbulos vermelhos grandes em uma pessoa com anemia ou desnutrição, o médico medirá o nível de ácido fólico no sangue. Um valor baixo é indicativo de deficiência de ácido fólico.

O médico também mede os níveis da vitamina B12 para descartar a presença de deficiência de vitamina B12, pois essa deficiência também pode causar anemia e glóbulos vermelhos grandes. O médico precisa descartar a possibilidade de deficiência de vitamina B12 antes de tratar a deficiência de ácido fólico em pessoas com anemia. A anemia pode diminuir em pessoas com deficiência de vitamina B12 que forem tratadas com ácido fólico. Porém, a suplementação de ácido fólico não melhora os danos aos nervos causados por deficiência de vitamina B12 e pode até fazer com que ela piore.

TRATAMENTO

  • Reposição de vitamina B12 ou folato

O tratamento da anemia por deficiência de vitamina B12 ou deficiência de folato consiste na reposição da vitamina deficiente.

A vitamina B12 é habitualmente administrada por injeção, especialmente quando a deficiência é grave ou causada por uma incapacidade de absorver a vitamina no trato digestivo. De início, as injeções são ministradas diariamente ou semanalmente por várias semanas até os níveis sanguíneos de vitamina B12 retornarem ao normal. Depois, as injeções são dadas uma vez por mês. A vitamina B12 também pode ser administrada todos os dias através de inalador, comprimido sublingual ou comprimido para engolir. As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida.

O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia. Se a anemia for devido à falta de ativação do folato, o ácido folínico deve ser administrado.

O ácido fólico deve ser indicado profilaticamente na gravidez, devido ao aumento das necessidades, e durante a lactação. Também para a prevenção de anomalias congênitas do tubo neural (espinha bífida, anencefalia ou encefalocele) antes da concepção e durante o primeiro trimestre da gravidez.

2 thoughts on “Anemia por Deficiência de Vitaminas : Conhecer para Prevenir!”

    1. Collete,I have no words to thank. I am happy to be able to contribute with my articles.
      Gratitude!

      Em português:
      Não tenho para palavras agradecer. Fico feliz em poder contribuir com minhas matérias.
      Gratidão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *