Chá de Bênçãos, da UBS 1 de Taguatinga, encoraja gestantes para o parto

A cada bimestre, a iniciativa acolhe inseguranças e medos em relação ao ato de dar à luz e fortalece a autoconfiança das mães com bate-papo, pintura na barriga e outras atividades

Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Taguatinga têm a oportunidade de vivenciar uma experiência única a cada bimestre. É o projeto Chá de Bênçãos, durante o qual as grávidas a partir de 34 semanas são encorajadas a vivenciar com autoconfiança a reta final da gestação, com a despedida da barriga e a troca de experiências sobre seus anseios e expectativa do parto. A atividade é promovida pela equipe multidisciplinar do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) e as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade.

Gestantes participam de bate-papo, entre outras atividades, e contam com atendimento especializado | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“O nosso enfoque é valorizar os sentimentos da gestante, salientando o que é positivo na construção da relação da mãe com o bebê e também da família”Suzy Mashuda, fonoaudióloga

Inspirado na celebração homônima promovida principalmente por doulas, o projeto faz parte dos atendimentos para além do pré-natal. O evento consiste na reunião de até 15 gestantes para um bate-papo sobre parto, pós-parto e chegada do bebê. Após isso, as futuras mães recebem escalda-pés, pintura da barriga, coroação e uma sessão de fotos com a participação de integrantes da equipe do Nasf, ESF e dos acompanhantes das grávidas.

Também há edições com outras atividades a partir de parcerias. Neste mês, alunos do Senac maquiaram as grávidas, e o Corpo de Bombeiros do DF ofereceu o ônibus para o traslado das gestantes, dos servidores e colaboradores ao Clube da Saúde, local onde ocorreu o encontro.

“É um rito de passagem que traz o empoderamento da gestante, dá o sentimento de pertencimento nesse processo da maternagem”, avalia a fonoaudióloga Suzy Mashuda. “É um momento que a gente quer proporcionar para cuidar da saúde da mulher gestante de forma completa, não só focado no pré-natal. O nosso enfoque é valorizar os sentimentos da gestante, salientando o que é positivo na construção da relação da mãe com o bebê e também da família.”

Desde que foi criado, o projeto já mostra resultado nas gestantes. “Percebemos que as mulheres que frequentam o Chá de Bênçãos saem mais fortalecidas em enfrentar a travessia que se aproxima, a despedida da barriga”, aponta a assistente social Liliane Moraes. “É uma ação que valoriza e acolhe os sentimentos dessa mulher e proporciona um momento de aflorar sua autoconfiança para vivência do parto, pós-parto e amamentação”.

Experiência importante

Mãe de três filhos e a caminho da 40ª semana da quarta gravidez, a balconista Adriana Cristina Sousa Reis nunca havia participado desse projeto. “É a primeira vez, e estou achando maravilhoso”, disse, enquanto teve uma mandala desenhada na barriga onde abriga Miguel. “É um momento que a gente se sente acolhida e especial”.

Mãe de duas crianças, Franciane Cipriano se integra ao projeto: “Quando temos outros filhos, acabamos ensinando àquelas pessoas que precisam de ajuda. Foi o que fiz”

Mesmo já tendo passado por outras gestações, ela contou que tinha algumas angústias em relação ao parto do novo filho e que o encontro já a ajudou a apaziguar as inseguranças: “Alguns medos que eu tinha eu perdi naquele momento [do bate-papo entre as grávidas e a equipe multidisciplinar da UBS]. Então, vejo como uma experiência muito boa”.

Com quase 35 semanas da gravidez de Lorenzo, a dona de casa Franciane Oliveira Cipriano, 23, também já tem experiência com a maternidade – ela é mãe de duas crianças de 7 e 3 anos – e aproveitou essa vivência para compartilhar com as demais grávidas durante o Chá de Bênçãos realizado este mês pela UBS no Clube da Saúde. “Quando a gente é mãe de primeira viagem, tem muito medo”, afirmou. “Quando temos outros filhos, acabamos ensinando àquelas pessoas que precisam de ajuda. Foi o que fiz”.

Mais do que compartilhar as próprias histórias, Franciane teve um dia para si em que foi cuidada pelos dois filhos e pelo companheiro, uma oportunidade de estreitar os laços da família. “Acho muito importante, porque é um momento único”, define. A gravidez passa muito rápido, e esse chá é uma oportunidade que nem todo mundo pode ter”.

 

Vivência

A nutricionista Déllis Gonçalves, 28, era só sorrisos na celebração deste mês. Com 38 semanas de gravidez ela espera seu “bebê arco-íris”
– aquele após uma ou mais gestações sem sucesso -, que se chamará Heitor. “Eu estou numa expectativa muito boa para a chegada dele porque sempre desejei ser mãe, mas nessa etapa final é só ansiedade, então é importante escutar outras pessoas falando sobre as suas experiências”, comentou.

Apesar de já ter tido anteriormente um chá de bênçãos organizado pela irmã e pela mãe, Déllis fez questão de participar do segundo. “Eu quis poder aproveitar de novo, porque sei que é muito bom; acho muito interessante poder estar aqui com outras grávidas”, ressaltou.

https://www.flickr.com/photos/agenciabrasilia/52710380114/in/album-72177720306257496

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *