Pseudogota, conheça tudo sobre: o que é , causas, em quem ocorre, sintomas e tratamento. Conhecer para Prevenir.

Por RAQUEL LUIZA,



PSEUDOGOTA - Portal da Reumatologia

ARTRITE CAUSADA PELO DEPÓSITO DE PIROFOSFATO DE CÁLCIO

 

O que é?

É uma artropatia crônica caracterizada por crises recorrentes de artrite inflamatória, Ocorre pelo depósito de cristais de pirofosfato de cálcio nas articulações, levando a inflamação.

O termo pseudogota é utilizado devido às crises inflamatórias que ocorrem nos paciente e, que são similares àquelas da gota.

O termo condrocalcinose é utilizado para denominar o depósito daqueles cristais (calcinose) na cartilagem articular (condro), e que pode ser visível em radiografias da articulação. Desta forma, a condrocalcinose é vista comumente nas radiografias de pacientes com pseudogota.

Existe uma forma familiar transmitida por herança autossômica dominante e também pode ser secundária a doenças metabólicas.

É mais frequente em idosos.

 

Causa

Pseudogota é causada por depósitos de cristais compostos de pirofosfato de cálcio em tecidos do corpo humano, em especial nas cartilagens. Na maioria dos casos, a formação de cristais acontece sem uma razão específica, no entanto, muitas vezes, existe um padrão familiar de desordens metabólicas, inclusive deficiências enzimáticas. Também podem ser associadas á patologias da tiróide e/ou das glândulas paratireoides.

Impacto na saúde

Pseudogota é muito comum, especialmente entre idosos. A prevalência é de aproximadamente 03% após os 60 anos, e vai aumentando à cada década, atingindo cerca de 50% aos 90 anos. Ataques agudos de pseudogota acontecem freqüentemente nos joelhos e podem permanecer por dias á semanas. Depósitos cristalinos podem contribuir para uma forma severa de degeneração articular que resulta em incapacidade definitiva.

 

Em quem ocorre?

Acomete principalmente idosos com mais de 65 anos. Fatores genéticos influenciam a formação dos cristais. É rara em jovens.

 

Quais são os sintomas?

Dor excruciante que acomete principalmente joelhos, punhos, ombros e cotovelos. Pode durar até 2 semanas e entre episódios, os pacientes são assintomáticos. Os ataques podem acontecer espontaneamente ou ser provocados por traumarismo, cirurgia ou doença clínica grave. Simula o quadro clínico de artrite gotosa.

 

Como é feito o diagnóstico?

É feito através da artrocentese com a identificação dp cristal de pirofosfato de cálcio no de líquido sinovial (de dentro da articulação).

A radiografia pode auxiliar no diagnóstico já que pode evidenciar a deposição desses cristais através de formas lineares ou puntiformes sobre a cartilagem  hialina, principalmente nas articulações dos joelhos ( calcificação dos meniscos). Devido à associação entre depósitos de pirofosfato de cálcio e várias doenças metabólicas, a avaliação dos níveis séricos de Ca, P, Mg, fosfatase alcalina e TSH são importantes.

Condrocalcinose ou doença de Pseudogota ou CPPD: causas, sintomas, tratamento | Exenin

Sob o microscópio de luz, os cristais têm uma forma de base romboide.

 

Tratamento

É realizada por aspiração articular e administração oral de antiinflamatórios não esteroidais, colchicina (menos eficaz que na gota) ou injeção intra-articular de coriticoides.

O tratamento da fase aguda da pseudogota é feito com o uso de anti-inflamatórios não hormonais e/ou corticosteróides, com o objetivo de encurtar o período de dor e, a conseqüente degeneração.

A utilização de colchicina como medicação de prevenção da recorrência de crises tem se mostrado efetivo, porém ainda não existe um tratamento totalmente eficaz para dissolver os depósitos de cristais já instalados. Com isto, torna-se difícil impedir a progressão da doença em si.

One thought on “Pseudogota, conheça tudo sobre: o que é , causas, em quem ocorre, sintomas e tratamento. Conhecer para Prevenir.”

  1. Great article! That is the kind of info that should be shared across the internet.
    Shame on the search engines for no longer positioning this submit higher!
    Come on over and talk over with my website . Thanks =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *