Por RAQUEL LUIZA,
A artrite psoriática é uma forma de artrite que afeta algumas pessoas com psoríase, uma doença que causa manchas vermelhas na pele cobertas por escamas prateadas. A maioria das pessoas tem psoríase antes de serem diagnosticadas com artrite psoriática. No entanto, para algumas pessoas, os problemas nas articulações começam antes ou ao mesmo tempo que aparecem as manchas na pele.
Dor nas articulações, rigidez e inchaço são os principais sinais e sintomas da artrite psoriática. Eles podem afetar qualquer parte do corpo, incluindo as pontas dos dedos e a coluna, e podem variar de leve a grave. Tanto na psoríase quanto na artrite psoriática, os surtos da doença podem se alternar com períodos de remissão.
Não há cura para a artrite psoriática. O tratamento tenta controlar os sintomas e prevenir danos nas articulações. Sem tratamento, a artrite psoriática pode ser incapacitante.
O que é ?
Artite inflamatória associada à psoríase, predileção por articulações interfalngeanas distais.
Em quem ocorre?
Ocorre em cerca de 10% dos pacientes com psoríase, de forma semelhante em homens e mulheres. Pode ocorrer em qualquer idade, com pico de incidência entre 30 e os 50 anos.
Tipos de artrite psoriática
Existem 5 tipos principais de artrite psoriática:
- Simétrica: Este tipo afeta as articulações de ambos os lados do corpo.
- Assimétrica: Neste tipo os sintomas são moderados, geralmente, afetam no máximo 4 articulações de qualquer lado do corpo.
- Artrite Mutilante: Este é o tipo mais agressivo e tende a destruir as articulações das mãos e dos pés, afetando especialmente os dedos;
- Espondilite: Este tipo é caracterizada pela rigidez do pescoço e coluna.
- Interfalangeal distal predominante: Este tipo é caracterizada por rigidez nas articulações dos dedos das mãos e pés. Deformações nas unhas podem ser desenvolvidas.
O médico reumatologista poderá identificar qual o tipo de artrite que a pessoa possui e indicar o melhor tratamento para cada caso.
Quais são os sintomas?
As lesões de pele da psoríase costuman preceder a artrite psoriásica. O padrão de acometimento articular é variável. Pode ocorrer: poliartrite simétrica, envolvimento do esqueleto axial, oligoartrite assimétrica, acometimento de articulações interfalangeanas distais e artrite mutilante ( deformante e destrutiva). Esses padrôes podem coexistir e variar com a progressão da doença. Pode apresentar dactilite , entesite e onicólise.
Dactilite: é a inflamação dos dedos que incham por completo em formato de salsicha e podem se tornar dolorosos.
Entesite: entese é o local onde ligamentos, tendões e a cápsula que envolve as articulações “se ligam” aos ossos. Quando esse local inflama chamamos de entesite.
Onicólise: refere-se ao descolamento da unha do leito da unha a partir da ponta (distal) ou dos lados.
Causas
A artrite psoriática ocorre quando o sistema imunológico ataca células e tecidos saudáveis. A resposta imune causa inflamação nas articulações, bem como a superprodução de células da pele.
Parece provável que fatores genéticos e ambientais estejam envolvidos nessa resposta do sistema imunológico. Muitas pessoas com artrite psoriática têm histórico familiar de psoríase ou artrite psoriática. Os pesquisadores descobriram certos marcadores genéticos que parecem estar associados à artrite psoriática.
Trauma físico ou algo no ambiente, como uma infecção viral ou bacteriana, pode desencadear artrite psoriática em pessoas com tendência hereditária.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico da artrite psoriática normalmente é feito por um reumatologista, mas também pode ser desconfiado pelo dermatologista quando a pessoa já tem histórico de psoríase.
O diagnóstico é clínico! Não há testes laboratoriais diagnósticos. VHS e PCR podem estar elevados e líquido sinovial mostra características inflamatórias, com leucócitos de 5-50 mil/mm³. Os achados radiográficos mais comuns são o estreitamento do espaço articular e erosão nas articulações interfalangeanas distais e proximais.
Tratamento
A psoríase ainda não tem cura e, por isso, o tratamento é direcionado para reduzir e controlar os sintomas sendo importante para evitar que a doença se agrave.
Assim, uma das primeiras diretivas de tratamento passa por fazer alterações do estilo de vida que ajudem a prevenir fatores de risco como obesidade, hipertensão ou diabetes, incluindo o abandono do fumo e outras drogas, assim como a pratica regular de exercício físico leve e alimentação equilibrada.
Além disso, outras opções de tratamento passam por:
Uso de anti-inflamatórios
Os principais medicamentos utilizados para a doença são anti-inflamatórios não esteroides como o Ibuprofeno ou o Naproxeno, que permitem uma melhora nos sinais e sintomas da doença a curto prazo, aliviando o desconforto.
Nos casos mais graves, ou quando o tratamento com anti-inflamatórios não tem sucesso, podem ser usados outros tipos de medicamentos, principalmente corticoides e modificadores do curso da doença, como é o caso da sulfassalazina, do metotrexato ou da ciclosporina.
Cirurgia
A cirurgia para a artrite psoriática é indicada quando a doença é muito agressiva e causa danos nas articulações. O objetivo da cirurgia é melhorar ou substituir a articulação lesionada, melhorando a qualidade de vida.
Sessões de fisioterapia
A fisioterapia é outra parte muito importante do tratamento, já que existem exercícios que podem ser feitos para que ajudem na melhora dos movimentos das articulações, alívio dos sintomas de tendinites e melhora da qualidade de vida em geral.
Assim, o ideal é que o tratamento seja feito com uma equipe multidisciplinar, constituída pela equipe médica, com reumatologista, ortopedista e clínico geral, assim como fisioterapeuta, psicólogo e qualquer outro profissional de saúde que possa ajudar na melhora da qualidade de vida.