Por RAQUEL LUIZA,
A encefalopatia de Wernicke é um distúrbio cerebral que provoca confusão, problemas nos olhos e perda de equilíbrio e é o resultado de uma deficiência de tiamina.
O que é?
A encefalopatia de Wernicke é causada por uma deficiência grave de tiamina, uma vitamina do complexo B. Em pessoas que têm somente uma pequena quantidade de tiamina armazenada no organismo, a encefalopatia pode ser engatilhada pelo consumo de carboidratos.
A encefalopatia de Wernicke geralmente se desenvolve em pessoas com transtorno relacionado ao uso de álcool grave, pois o uso prolongado de quantidades excessivas de álcool interfere na absorção da tiamina pelo trato digestivo, bem como no armazenamento da tiamina pelo fígado. Além disso, as pessoas com transtorno relacionado ao uso de álcool geralmente não consomem uma dieta adequada e, portanto, não consomem uma quantidade suficiente de tiamina. A encefalopatia de Wernicke pode resultar de outros problemas de saúde, que provocam a desnutrição ou deficiências de vitamina prolongadas. Esses problemas de saúde incluem diálise, vômito grave, inanição, cirurgia de bypass gástrico, câncer e AIDS.
Em quem ocorre?
Principalmente, em etilista crônico. Pode ser sec. a distúrbios disabsortivos, e ocorre em pacientes com vômitos recorrentes ( es. gestantes),
Quais são os sintomas?
Connfusão mental ( desorientação e déficit cognitivo), disfunção oculomotoa ( nistagmo, diplopia), ataxia de marcha ( base alargada, passos curtos). Pode ocorrer disfunção autonômica ( hipotensão, síncope), neuropatia periférica, disfunção cardiovascular, estupor e coma. Se persistente, od pacientes podem apresentar a Síndrome de Korsakoff: confabulação, amnésia anterógrada e alterações de personalidade ( apatia, desorientação tempo-espacial, alucinações).
Como é realizado o diagnóstico?
Geralmente, o diagnóstico é clínico. Se dúvida, dosar tiamina sérica ( baixa). Também há redução da atividade da trancetolase eritrocitária, aumento de lactato e piruvato. Ressonância Magnética de crânio pode evidenciar sinais de atrofia dos corpos mamilares.
O médico suspeita que esse seja o diagnóstico em pessoas com sintomas característicos e desnutrição ou com deficiência de tiamina, especialmente se forem pessoas com transtorno relacionado ao uso de álcool.
Exames como, por exemplo, exames de sangue para medir os níveis de glicose no sangue, um hemograma, exames hepáticos e exames de imagem costumam ser realizados para descartar outras causas. Os níveis de tiamina não são medidos rotineiramente.
Prognóstico da encefalopatia de Wernicke
O prognóstico depende da rapidez com que o transtorno é diagnosticado e tratado. O tratamento imediato pode corrigir todas as anomalias. Normalmente, os problemas oculares se resolvem no prazo de 24 horas após o início do tratamento. No entanto, a perda de equilíbrio e a confusão podem persistir por dias ou meses e perda da memória pode nunca se resolver completamente.
Sem tratamento, aproximadamente 10 a 20% das pessoas morrem. Oitenta por cento dos sobreviventes desenvolvem psicose de Korsakoff, uma doença em que a pessoa desenvolve perda de memória, confusão e alterações do comportamento. A combinação é chamada de síndrome Wernicke-Korsakoff.
Tratamento
Administrar imediatamente TIAMINA IV (Intra venoso) em altas doses ( 500mg 3x/dia por 2 dias), seguido de manutenção ( 250 mg/dia por 5 dias). Pode ser necessário repor outras vitaminas do complexo B. A abstinência de álcool é recomendada;
Atenção! Glicose IV só depois da Tiamina. O uso de glicose antes pode agravar o quadro.