Eritrodermia: conheça o que é, e o principais distúrbios dermatológicos associados.

Por RAQUEL LUIZA,


Eritrodermia é uma inflamação grave que faz com que a maior parte da superfície da pele fique vermelha com descamação da pele, envolvendo a totalidade ou maior parte da área da superfiície corporal  ( geralmente , > ou = 90 %).

Dermatite Esfoliativa Generalizada

No decorrer desse mês estarei escrevendo sobre as diversas formas dessa doença.

A eritrodermia é uma condição rara, que pode ocorrer em qualquer idade, em ambos os sexos, sendo mais frequente em adultos mais velhos e em homens. Nesta síndrome, o paciente apresenta pele vermelha, quente endurecida ao toque, além de apresentar comumente uma descamação, que pode ser na forma de escamas grandes ou em aspecto de farelo. Na definição clássica, mais de 90% da pele está envolvida. É a apresentação clínica de diversas doenças dermatológicas primárias, principalmente Psoríase e Dermatite Atópica. Entretanto, as possibilidades etiológicas vão de reações de hipersensibilidade a drogaa, a neoplasias como a Síndrome de Sezany. Atenção ao grupo de doenças que se caracteriza pela potencial gravidade de suas apresentações clínicas:

Síndrome de Stevens- Johnson

Necrólise Epidérmica Tóxica

Reação à Droga com Eosinofilia e Sinais Sistêmicos.

 

Diversos distúrbios da pele podem resultar em eritrodermia:

  • Diferentes tipos de dermatite (por exemplo, dermatite atópica, dermatite de contato alérgica, dermatite seborreica)

  • Psoríase

  • Pitiríase rubra pilar

  • Reações medicamentosas

  • Líquen plano

  • Linfoma de células T cutâneo (particularmente síndrome de Sézary)

  • Ictiose

Eritrodermia pode se desenvolver em pessoas que têm distúrbios da pele, como as listadas acima, mas pode também se desenvolver espontaneamente em pessoas que não têm histórico de doença de pele.

Um termo mais antigo para eritrodermia é dermatite esfoliativa. Esse termo é raramente usado atualmente.

Quais são os sintomas da Eritrodermia?

 

A eritrodermia pode começar repentina ou lentamente. No início, toda a superfície da pele fica vermelha e brilhante. Em seguida, a pele fica escamosa, espessa e, às vezes, apresenta crostas e acaba descamando. A pele frequentemente coça e pode ficar dolorida.

 

Apesar de muitas pessoas apresentarem febre, podem também sentir frio e calafrios porque perdem muito calor através da pele danificada.

Como é realizado o diagnóstico de eritrodermia

  • Avaliação médica

  • Possivelmente, uma biópsia da pele

 

Os médicos fazem o diagnóstico de eritrodermia com base no histórico da pessoa e nos resultados de um exame físico.

 

Uma biópsia de pele é, por vezes, realizada, mas mesmo isso pode não confirmar o diagnóstico.

 

A determinação da causa de eritrodermia pode necessitar de muitos exames, direcionados para a causa suspeita.

Tratamento de eritrodermia

  • Tratamento da causa subjacente

  • Possivelmente, interrupção ou troca de qualquer medicamento que possa ser a causa

  • Muitas vezes, hospitalização para cuidados de apoio

  • Cuidados com a pele

  • Algumas vezes, corticosteroides

 

Por fim, o tratamento de eritrodermia depende da causa específica. Por exemplo, se a eritrodermia for causada pela reação a um medicamento, a pessoa deve parar de tomar esse medicamento. Se a eritrodermia é uma manifestação de linfoma cutâneo, a pessoa deve ser submetida a tratamento para o linfoma.

 

O diagnóstico e o tratamento de apoio imediatos da eritrodermia são muito importantes para prevenir o desenvolvimento de infecção na pele afetada e impedir que a perda de líquido e de proteínas seja potencialmente mortal.

 

Pessoas com eritrodermia grave costumam precisar de hospitalização e administração de antibióticos (para a infecção), líquidos e sais pela veia (via intravenosa) (para repor os líquidos perdidos pela pele) e suplementos nutritivos, conforme necessário. Os cuidados podem incluir o uso de medicamentos e cobertores aquecidos para controlar a temperatura corporal. Agentes hidratantes (emolientes) podem ajudar a aliviar a pele.

 

Os corticosteroides aplicados na pele (como pomada de hidrocortisona) são frequentemente usados. Os corticosteroides administrados por via oral (como a prednisona) são frequentemente administrados a pessoas que têm eritrodermia grave.

Prognóstico de eritrodermia

 

O prognóstico depende da causa.

 

A eritrodermia pode representar risco à vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *