Síndrome de Stevens – Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica: Fique por dentro dos sintomas, causas e como é realizado o diagnóstico.

Por RAQUEL LUIZA,


Síndrome de Stevens Johnson e necrólise epidérmica tóxica: você sabe  identificar essas reações medicamentosas? | Colunistas - Sanar Medicina

O que é?

São reações mucocutâneas graves mais comumente desencadenadas por medicamentos, caracterizadass por necrose extensa , com desprendimento da epiderme. Fazem  parte do espectro de uma mesma doença, e são distinguidas pela gravidade, com base na extensão de superfície corporal ( pele e/ou mucosa) envolvida:

SSJ – Síndrome de Stevens- Johnson – acomete < 10 % da superfície corporal.

NET – Necrólise Epidérmica Tóxica – < ou = 30% da superfície corporal.

Sobreposição SSJ/NET: acomete entre 10 e 30% da superfície corporal.

 

 

Quais são os sintomas?

O paciente apresenta : exposição medicamentosa 1 a 4 semanas antes do início dos sintomas + doença febril + acomentimento de mucosa e/ou erupções cutâneas dolorosas + eritema difuso que progride para vesículas ou bolhas , com necrose e destruição da epiderme de grau variável.

Podemos observar no exame físico desses pacientes o Sinal de Nikolshys, que corresponde ao deslocamento das camadas externas da pele à digito do examinador.

Sinais na SSJ/NET

Síndrome de Stevens Johnson e Necrólise Epidérmica Tóxica em AdultosNecrose e destruição da epiderme

Síndrome de Stevens-Johnson e necrólise epidérmica tóxica: tire suas  dúvidas – ProntoPele

Acometimento de mucosa na SSJ/NET

 

O que é a Síndrome de Stevens-Johnson? | MD.Saúde

Erupções cutâneas na SSJ/NET

Doenças Bolhosas Prof. Dr. Luiz Fernando Ferraz da Silva Sinal de Nikolsky ( descamação à digitopressão)

 

 

Em quem ocorre?

Existem fatores de risco: infecção pelo HIV, infecções virais, doenças autoimunes ( eg. LES), neoplasias e fatores genéticos.

 

Como é realizado o Diagnóstico?

O diagnóstico é clínico!

Não há critérios diagnósticos bem definidos, os achados laboratoriais e histopatológicos são inespecíficos. Eosinofilia é incomum. Pode-se encontrar anemia e linfocitose. Biópsia pode excluir outros diagnósticos.

Infecção por Mycoplasma pneumoniae é a segunda etiologia mais comum de SSJ/NET. Para confirmar a infecção , solicitar PCR e sorologia específica.

 

 

Como é o Tratamento?

Principal medida: Suspender droga suspeita! Esses pacientes possuem um dano epitelial e complicações semelhantes a grades queimados, por isso, é importante o tratamento de suporte: analgesia, hidratação, suporte nutricional, vigilância infecciosa, tratamento de infecções cutâneas secundárias e de distúrbios hidroeletrolíticos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *