Por Raquel Luiza,
O que é?
(Epitelioma de células escamosas)
Segundo tumor maligno cutâneo mais frequente, com origem nos queratinócitos da epiderme.
Afeta a pele e a mucosa.
O principal fator predisponente é a exposição ao sol.
Carcinoma epidermoide de pele, ou espinocelular, é um tipo de tumor maligno que surge na epiderme, a camada mais superficial da pele, especialmente nas regiões do corpo mais expostas à radiação solar, como o rosto, cabeça, pescoço, braços, mãos e pés. Bem mais agressivo e invasivo do que o carcinoma basocelular, nas lesões do carcinoma epidermoide proliferam células escamosas que, depois de um tempo, podem dar origem a metástases distantes em órgãos internos como os pulmões, colo do útero e na mucosa da boca, por exemplo.
Essas lesões também podem aparecer sobre cicatrizes e queimaduras antigas, e nas ceratoses actinicas (áreas avermelhadas em consequência da proliferação da queratina na camada basal da pele depois de longas e repetidas exposições aos raios ultravioleta).
Quais são os sintomas?
Entre os sinais do carcinoma epidermoide de pele incialmente destaca-se o aparecimento de um nódulo ou de manchas avermelhadas e irregulares, que crescem depressa, adquirem aspecto descamativo e podem transformar-se em feridas que sangram, coçam e não cicatrizam ou, ainda, formar protuberâncias rugosas semelhantes às da couve-flor.
50% -60% dos casos estão localizados na cabeça e pescoço.
É frequente que se origine na pele previamente lesada: queratose actínica, leucoplasia, cicatrizes ou úlceras.
Geralmente apresenta-se clinicamente como uma lesão tumoral, de longa evolução, de crescimento moderado em um período de meses. Tem tamanho variável, de alguns milímetros a vários centímetros, dependendo do tempo de evolução. Pode ulcerar e sangrar. O paciente corre o risco de recorrência e metástase.
Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é feito com base em exame clínico e deve sempre ser confirmada por biópsia.
Como se trata de uma lesão cancerígena de evolução rápida e consequências graves, o diagnóstico precoce é de suma importância para garantir melhores condições de tratamento e perspectivas de cura. Para estabelecê-lo, o médico leva em conta as características clínicas das lesões e o resultado da biópsia realizada numa amostra do tecido afetado pela enfermidade.
Qual a conduta de Tratamento?
O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica.
O tratamento do carcinoma epidermoide é cirúrgico, visa à retirada total do tumor maligno e pode ser eventualmente complementado por aplicações de radioterapia. Quanto antes a cirurgia for realizada, maior será a chance de evitar o aparecimento de metástases espalhadas por outros órgãos, o que pode tornar a doença mortal.
I needed to thank you for this good read!! I definitely loved every bit of it. I have you book marked to check out new things you postÖ
Thank you very much for your comment.
Em português: Agradeço seu comentário.