Dermatomiosite: Conheça o que é, causas , sintomas e tratamentos. Conhecer para Prevenir!

Por Raquel Luiza,


Entenda o que é a dermatomiosite

Doença crônica de causa desconhecida, na qual há inflamação da pele e dos músculos subjacentes. É mais comum em mulheres e presume-se que seja devido a um distúrbio imunológico.

Quais são os sintomas?

As lesões cutâneas são características. Eles podem acompanhar, mas geralmente precedem, as manifestações musculares. São pápulas de Gottron (em proeminências ósseas, como nós dos dedos, cotovelos e joelhos, e em áreas Peri ungueais), heliotrópio eritema, eritema no terço superior do tronco (que piora com foto exposição) e lesões ungueais. A eritroderma generalizada pode ser observada ocasionalmente.
O envolvimento muscular se manifesta por fraqueza progressiva, perda de força e, em alguns casos, envolvimento dos músculos da deglutição e da respiração, o que, se presente, confere à doença um mau prognóstico.

Como é realizado o diagnóstico?

Devem ser medidos as enzimas musculares CPK (creatinafosforocinase) e suas isoenzimas do músculo cardíaco (CPK-MM e CPK-MB) e os níveis de aldolase, GOT, GPT e LDH.
A concentração de CPK geralmente está correlacionada com a atividade da doença.
Níveis elevados de CPK-3 ou MM no sangue podem indicar distrofia muscular.

Os anticorpos anti nucleares estão presentes em até 80% dos pacientes, particularmente a antissintetase (anti-Jo1). A maioria dos casos de DM ou PM típicos mostra alterações patológicas no eletromiograma (EMG). A biopsia muscular é o teste mais importante porque serve para confirmar o diagnóstico e excluir outras doenças.

Para uma melhor compreensão, a CPK é composta por três substâncias diferentes:

A CPK-1 (também conhecida como CPK-BB) é encontrada no cérebro e nos pulmões.

CPK-2 (também chamado de CPK-MB) é encontrado principalmente no coração.

CPK-3 (denominado CPK-MM) é encontrado principalmente no músculo esquelético.

 

Qual a conduta de tratamento?

Os preditores de desfecho ruim que aconselham uma terapia inicial mais agressiva são a duração (prolongada) da doença antes do diagnóstico, fraqueza severa, presença de disfagia (dificuldade de engolir), associação com neoplasia (massa anormal de tecido que Aparece quando as células se multiplicam mais do que deveriam e não morrem quando deveriam) e comprometimento cardíaco e / ou pulmonar.

Prednisona é a droga de escolha; no entanto, 75% dos pacientes requerem tratamento adicional com imunossupressores (azatioprina, metotrexato) para atingir a remissão.
Junto com eles é muito importante seguir uma fisioterapia reabilitadora que previna ou retarde as contraturas (contrações) e a atrofia muscular, ou seja, a diminuição do músculo. Afeta as células nervosas do músculo esquelético, gerando paralisia parcial ou total.

Dermatomiositis - Cuida tu salud con Diane Pérez

2 thoughts on “Dermatomiosite: Conheça o que é, causas , sintomas e tratamentos. Conhecer para Prevenir!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *