Por Raquel Luiza,
Paniculite é a inflamação da camada de gordura que fica abaixo da pele.
-
A paniculite tem muitas causas.
-
Os sintomas típicos incluem caroços sensíveis e vermelhos debaixo da pele.
-
O diagnóstico é baseado nos sintomas da pessoa e, muitas vezes, em uma biópsia.
-
Não existe um tratamento específico, mas os médicos podem administrar medicamentos para aliviar os sintomas.Há muitas causas para a paniculite. Infecções, temperaturas baixas, lesão, lúpus eritematoso sistêmico, distúrbios do pâncreas, distúrbios inflamatórios (como doença inflamatória intestinal e poliarterite nodosa) e deficiência de alfa‑1 antitripsina. O eritema nodoso é um tipo de paniculite.
As lesões nodulares eritematosas (ródio- é um elemento químico) na parte frontal das pernas que envolvem espontaneamente.
Geralmente aparecem como uma resposta imune a situações como gravidez, medicamentos (sulfatamidas, anticoncepcionais orais, salicilados, iodo), doença inflamatória intestinal, sarcoidose, síndrome de Behçet, neoplasias e infecções bacterianas ou virais.
Podem surgir em qualquer idade, com pico de incidência entre 20 e 40 anos, e são mais comuns em mulheres.
Quais são os sintomas?
Observa-se o aparecimento súbito de caroços nódulos inflamatórios arredondados, eritematosos (avermelhados), quentes, dolorosos, que se originam profundamente na camada de gordura abaixo da pele (subcutânea), de 2 a 6 cm, preferencialmente na face anterior das pernas, pré-tibiais, frequentemente bilaterais, às vezes com tendência a convergir, com evolução contusiforme (mudança de cor semelhante a um hematoma), cicatrização sem cicatriz em 3-6 semanas. As recorrências não são incomuns.
Os caroços são mais comuns nas pernas e nos braços e ocorrem com menos frequência nas nádegas, no tronco e no rosto.
É freqüentemente associada a febre, astenia, artralgias ou artrite, cefaleia, dor abdominal, vômitos, diarreia ou conjunivite.
Como é realizado o diagnóstico?
Os médicos baseiam o diagnóstico nos resultados de um exame físico.
Às vezes, os médicos confirmam o diagnóstico de paniculite ao retirar um caroço ou um pequeno pedaço de um deles e, depois, ao analisá-lo ao microscópio.
É confirmado por biópsia da lesão, embora o diagnóstico clínico suspeito possa ser suficiente.
Tratamento
O tratamento deve ser direcionado à doença ou condição causadora ou associada, nos casos em que for possível. O tratamento sintomático baseia-se no uso de anti-inflamatórios como aspirina ou indometacina. O iodeto de potássio tem sido recomendado em formas resistentes. Corticosteroides sistêmicos (prednisona oral) raramente são indicados, apenas se a doença for muito sintomática e lenta para remitir, sempre após descartar um processo infeccioso subjacente.
I need to to thank you for this good read!! I definitely loved every little bit of it. I have you book-marked to look at new things you postÖ
Thank you very much for your comment.
Em português: Agradeço seu comentário.