Queimadura: conheça seus graus e o que fazer caso aconteça.

Por Raquel Luiza,

Queimaduras: O que é, sintomas, tratamentos e causas.

Queimadura é considerada como uma patologia que  constituem um importante problema de saúde pública, representando a segunda causa de morte na infância não só nos Estados Unidos como também no Brasil.

Os acidentes geram enormes gastos financeiros e são responsáveis por sequelas psicológicas e sociais ao acidentado, bem como à sua família. A maioria deles ocorre em casa e são atribuídos a lapsos na atenção aos perigos domésticos.

A maioria das queimaduras em crianças que acontecem em ambientes domésticos é provocada por líquidos superaquecidos. Estudos demonstraram que a prevalência do trauma térmico foi maior em torno de 1 a 2 anos de idade, e que o principal agente causador é a água quente, com cerca de 37,1% de casos entre a faixa etária de 0 a 5 anos4.

Poucas são as doenças que trazem sequelas tão importantes como a queimadura. Mesmo com a sobrevivência física, as cicatrizes e as contraturas culminam, com frequência, na distorção da imagem, que será levada para sempre. Para mim, é de fundamental importância a prevenção, encarando a queimadura como um acidente grave que pode ser evitado por meio da aplicação de princípios epidemiológicos, realização de campanhas de conscientização e programas educativos.

Estima-se que, no Brasil, ocorram em torno de 1.000.000 de acidentes com queimaduras por ano. Destes, 100.000 pacientes procurarão atendimento hospitalar e cerca de 2.500 irão falecer direta ou indiretamente de suas lesões.

 

QUEIMADURAS

São lesões causadas pela ação de uma fonte de calor sobre o corpo, podendo ser fogo, produtos químicos, substâncias muito quentes ou eletricidade, entre os mais frequentes.

As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade em primeiro, segundo e terceiro graus, sendo essa classificação diretamente proporcional à intensidade do calor e ao tempo de contato.

 

SINTOMATOLOGIA

As queimaduras aparecem na pele imediatamente após a exposição ao calor.

QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU, o que não se deve fazer? - StyloFarma
Queimaduras de primeiro grau limitam-se a avermelhar a parte externa da pele, visto que afetam apenas a camada mais superficial desta.
De segundo grau faz com que vesículas e bolhas apareçam em um fundo intensamente vermelho, pois já atingem a derme.

O terceiro grau são caracterizados por produzirem necrose e desvitalização total das camadas da pele.

As queimaduras causam dor, e as queimaduras muito extensas pela destruição da pele permitem que se percam líquidos orgânicos, muito ricos em proteínas.

 

DIAGNÓSTICO

A história de exposição ao calor e a observação das lesões permitem que o diagnóstico seja feito facilmente.

O grau da queimadura será determinado com base nos aspectos das referidas lesões: vermelhidão (primeiro grau), bolhas (segundo grau) ou necrose (terceiro grau).

A extensão da queimadura é quantificada de acordo com uma regra geral que avalia a cabeça e pescoço em 9% da superfície corporal, outros 9% cada uma das extremidades superiores, 18% cada extremidade inferior, outros 18% cada uma das anteriores e aspectos posteriores do tórax e abdômen e 1% da região.
Se a queimadura se estender a mais de 50% da superfície corporal seu prognóstico é muito grave, se afetar 30% – 50% é muito grave e se cobrir entre 15% e 30% é grave.

 

TRATAMENTO

Em pequenas queimaduras é necessário aplicar compressas de água fria na pele afetada.

Nas queimaduras de segundo grau, a lesão deve ser lavada, aplicado um antisséptico tópico e a área coberta com creme ou pomada específica, procedendo-se então ao curativo; as bolhas não devem abrir inicialmente,

Nas queimaduras de terceiro grau, proceda como no caso anterior, mas em alguns casos, dependendo da extensão, será necessária a internação.

 

Queimaduras térmicas​

  • Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo:
  • Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura).
  • Cubra a área com um pano limpo.
  • Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

QUEIMADURAS FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO - ppt carregar

Queimaduras químicas

Causada por contato com produtos químicos, como ácidos:

  • Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.
  • Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.
  • Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.
  • No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

111 queimaduras

Queimaduras elétricas

Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio:

  • Não toque na vítima.
  • Desligue a corrente elétrica.
  • Em todos os casos de queimaduras, encaminhar para o serviço médico (pronto socorro ou hospital) mais próximo.
  • NR-10 - Serviços e Cursos in Company: Como proceder em casos de queimaduras térmicas, químicas e elétricas?

O que não fazer

  • Não use nunca: pasta de dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada;
  • Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto;
  • Não estoure bolhas.

Queimaduras: graus, complicações e tratamento • MD.Saúde

Queimadura de primeiro grau

 

Queimadura de 2º grau: como reconhecer (e o que fazer) - Tua Saúde

Queimadura de segundo grau

 

 

Fontes: Curado ALCF. Reduçao da dor em pacientes queimados através da acupuntura [Monografia]. Goiânia:Universidade Estadual de Goiás;2006.

https://www.gov.br/saude/pt-br

2 thoughts on “Queimadura: conheça seus graus e o que fazer caso aconteça.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *