O que é a Sarna Humana? Conheça os sintomas e como prevenir.

Por Raquel Luiza,


Casos de sarna humana se alastram no litoral de São Paulo

A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doençacutânea de pele causada pelo ácaro parasita ( Sarcoptes scabiei )que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico, e raramente por roupas ou outros objetos compartilhados, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.

A escabiose tem cura desde que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do dermatologista, que normalmente indica o uso de sabonetes e pomadas adequadas para a eliminação dos ovos desse ácaro, além de ser recomendada higienização do ambiente para eliminação também de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.

O contágio é realizado de pessoa a pessoa e é favorecido pela superlotação e falta de higiene.

 

Quais são os sintomas?

O ácaro fêmea responsável pela escabiose penetra e escava a pele levando a formação de linhas onduladas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresentam uma pequena crosta em uma extremidade, devido ao ato de coçar a pele. É no local em que está havendo escavação que o ácaro deposita os seus ovos e libera saliva, que causa irritação na pele e leva ao aparecimento de sinais e sintomas.

O ácaro, após penetrar na pele, esculpe sob ela surtos que se refletem na superfície cutânea na forma de fileiras de lesões papulosas muito pruginosas. As lesões geralmente localizam-se na face anterior dos punhos e entre os dedos das mãos, aréolas mamárias, punho e axilas.

Os locais de maior preferência destes ácaros são os dedos das mãos e dos pés, os punhos, os cotovelos, as axilas, em torno dos mamilos das mulheres, o pênis e a bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. Nos bebês, a escabiose pode surgir no rosto, o que raramente acontece em adultos, e as lesões podem parecer bolhas cheias de água.

 

Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico da escabiose é feito pelo clínico geral ou pelo dermatologista através da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, além de também poder ser realizado exame parasitológico para identificar o agente causador da escabiose. O diagnóstico é realizado ao observar lesões lineares muito pruginosas (causam muita coceira) de localização característica.
Quase sempre há história de outra pessoa no ambiente familiar que também está infectada.
Em caso de dúvida, a observação microscópica da pele obtida pela raspagem das lesões pode identificar o parasita.

 

Tratamento

O tratamento para a escabiose envolve o uso de sabonetes ou pomadas que contenham substâncias capazes de eliminar o ácaro e seus ovos, como benzoato de benzila, deltametrina, tiabendazol ou monossulfeto de tetraetiltiuran. O sabonete ou a pomada deve ser utilizada de acordo com a orientação do médico, sendo normalmente recomendado o seu uso por cerca de 3 dias.

A ivermectina oral também pode ser usada no tratamento da escabiose, sendo recomendado quando há vários casos ao mesmo tempo de escabiose na família.

As roupas da pessoa afetada, incluindo roupas de cama e banho, devem ser lavadas em água muito quente. Quem convive com o infectado também deve fazer tratamento.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a escabiose é evitar compartilhar objetos, utensílios e roupas com outras pessoas, bem como ter contato direto com a pele de alguém que está com a doença ou suspeita dela.

Segundo o “Healthline”, os ácaros da sarna podem viver de três a quatro dias após a finalização do tratamento, portanto, deve-se tomar alguns cuidados para evitar outra infestação.

 

2 thoughts on “O que é a Sarna Humana? Conheça os sintomas e como prevenir.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *