Por RAQUEL LUIZA, O parto é considerado prematuro (PP) quando ocorre antes da 37ª semana de gestação. Muitas vezes é possível correlacionar PP com a presença de infecções maternas, sendo as mais comuns relacionadas aos tratos urinário e genital. Entretanto,…
Mês: outubro 2023
Novo estudo alcança o estado da arte no tratamento precoce de doenças genéticas raras
Por RAQUEL LUIZA, A doença de Pompe é um distúrbio genético raro, visto em menos de 1:100.000 nascimentos. A doença envolve mutações no gene que codifica a enzima alfa-glicosidase ácida (AGA), cuja função é degradar o glicogênio. Sua ausência resulta…
Nova estratégia reduz a metástase pulmonar do câncer de mama após quimioterapia
Por RAQUEL LUIZA, A mortalidade pelo câncer de mama se deve quase que exclusivamente à formação de metástases e ao surgimento de resistência medicamentosa. Portanto, torna-se claro e urgente compreender os mecanismos subjacentes a esses dois eventos de forma a…
Estudo sugere que AINE em baixa dose pode prolongar a sobrevida no câncer de ovário
Por RAQUEL LUIZA, O câncer de ovário é a mais mortal das neoplasias ginecológicas. Além de celularmente agressivo, o câncer de ovário não dispõe de métodos de rastreio amplamente disponíveis e estabelecidos como os existentes para rastreio de neoplasia mamária…
Radioterapia do câncer de mama inicial em pacientes idosas pode ser excesso
Por RAQUEL LUIZA, É chamado câncer de mama de baixo risco aquele tumor com menos de 3 cm, sem acometimento axilar, surgindo em pacientes mais velhas e cuja imuno-histoquímica sugere ser o tumor responsivo à terapia hormonal. Nesses casos, o…
Estudo identifica alvos terapêuticos potenciais para o câncer de mama mais comum
Por RAQUEL LUIZA, O câncer de mama surge a partir de um pequeno grupo de células que desenvolveu uma orientação genética para se multiplicarem sem controle e passaram por uma reprogramação metabólica que permite a tais células executarem esta função.…
Gestão eficiente de antibióticos e microbioma pode melhorar números do câncer de ovário
Por RAQUEL LUIZA, O câncer de ovário é a mais agressiva neoplasia ginecológica, ostentando números pobres de sobrevida em 5 anos. O tratamento desses pacientes na maioria das vezes requer a utilização de antibióticos (ATB) para prevenir ou combater a…
Nova estratégia para a abordagem do câncer de mama triplo negativo
Por RAQUEL LUIZA, O câncer de mama triplo negativo é a forma mais agressiva dentre os tumores mamários e responde por entre 10 e 15% dos casos da doença. Característica destes tumores, a ausência de receptores para estrogênio, progesterona e…
Estudo promete avanço na identificação de mulheres em maior risco de câncer de ovário
Por RAQUEL LUIZA, O câncer de ovário é a segunda neoplasia mais comum entre os cânceres ginecológicos. Além disso, os tumores ovarianos se destacam por apresentarem progressão silenciosa, com cerca de 75% dos casos sendo diagnosticados em fases mais avançadas.…
Nova droga promete reduzir a realização de histerectomias por miomatose uterina
Por RAQUEL LUIZA, O surgimento de leiomiomas uterinos é uma patologia tão comum que afetará cerca de 75% das mulheres aos 50 anos de idade. A carência de uma terapia realmente eficiente leva boa parte das pacientes a se submeterem…