Décima terceira edição do Dia da Mulher realiza mais de 3 mil atendimentos

Ação realizada nesta segunda-feira (3) ofereceu diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

 

A 13ª edição do Dia da Mulher, evento da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), realizou 3.057 atendimentos nesta segunda-feira (3). A ação ofereceu diversos serviços gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade. A novidade da edição foi a parceria com o Centro Universitário de Brasília (Ceub), que disponibilizou duas ginecologistas para realizar consultas, além de serviços de psicologia. O objetivo foi oferecer atividades de acolhimento a mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social. A parceria ofereceu, ainda, atendimentos de fisioterapia, com orientações para a prevenção e o cuidado da saúde da mulher.

“As novas parcerias ampliam a rede de apoio e proteção a mulheres vulneráveis, promovendo uma série de benefícios que podem transformar vidas e contribuir para a justiça social, criando um ambiente mais seguro e justo, em que mulheres vulneráveis possam encontrar o apoio necessário para superar os desafios e alcançar uma vida digna e plena”, defendeu a coordenadora do evento e subdefensora pública-geral, Emmanuela Saboya.

Entre os serviços oferecidos no Dia da Mulher estão atendimentos odontológicos | Fotos: Lucas Felipe/ DPDF

A dona de casa Luciane da Silva foi a primeira a chegar à 13ª edição do Dia da Mulher. Moradora do Gama, ela buscou atendimento de psicologia. “Encontrei um ambiente seguro e acolhedor em que eu podia falar abertamente sobre minha vida. A psicóloga me ajudou a entender que eu não estava sozinha e me forneceu ferramentas para lidar com a ansiedade”, relatou.

Antônia Almeida também esteve no evento em busca dos serviços jurídicos ofertados pela DPDF. “Descobri que meu ex-marido havia parado de pagar a pensão alimentícia dos nossos filhos. Como estou desempregada, não tenho condições de pagar um advogado para lutar pelos direitos deles. Graças à Defensoria, vou garantir a pensão alimentícia e agora posso oferecer uma vida melhor para meus filhos”, desabafou.

Serviços gratuitos

O foco dos atendimentos do evento são as mulheres em situação de vulnerabilidade

O evento ofereceu diversos serviços gratuitos para atender o público feminino em situação de vulnerabilidade. No campo jurídico, a iniciativa oferta, entre outros, atendimentos de conciliação e mediação e iniciais de Família e de Fazenda Pública.

Na área da educação, a iniciativa oferece vagas de estágio de ensino médio, técnico e superior, além de vagas para jovem aprendiz ao público de 14 a 24 anos, disponibilizadas pelo Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF). A ação também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que realiza cadastros no Programa Senac Cursos de Gratuidade (PSG). Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF (Sedet) oferta vagas de empregos e atendimentos ao empregador.

Na área da saúde, as mulheres contam com vários exames, como mamografia, autocoleta de prevenção do câncer do colo do útero e aferição de pressão ocular.

A unidade móvel do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), oferta serviços socioassistenciais, com a disponibilização de 100 senhas. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), por sua vez, distribui água potável ao longo do evento.

A Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF disponibiliza o Cadastro da Pessoa com Deficiência, a Carteira de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, orientações sobre passe livre especial e sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da distribuição de material informativo.

O Dia da Mulher ocorre na primeira segunda-feira de cada mês. Caso seja feriado, a ação é realizada no primeiro dia útil subsequente. Durante as 12 primeiras edições do evento, realizado desde maio de 2023, foram realizados quase 15 mil atendimentos. Com os atendimentos realizados na 13ª edição, a iniciativa totalizou 17.318 serviços prestados a mulheres em situação de vulnerabilidade.

*Com informações da DPDF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *