Capacitação em Ouvidoria: Agentes da Vigilância Ambiental Aprimoram Habilidades no Sistema de Saúde.

Por RAQUEL LUIZA,


A capacitação é voltada aos interlocutores de Ouvidoria da Secretaria de Saúde do DF. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

 

Mais de 200 servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estão participando de uma capacitação focada em aprimorar a gestão e mediação entre o cidadão e a Administração Pública. O curso, intitulado “Construindo Pontes: Capacitação de Ouvidores na Saúde Pública”, é uma iniciativa voltada para fortalecer a capacidade de atendimento das ouvidorias no sistema de saúde do DF.

Com carga horária de 20 horas, o treinamento busca qualificar os ouvidores da Secretaria com enfoque exclusivo em temas de saúde. A capacitação, que segue até o final de novembro, já beneficiou diversas áreas da SES-DF, incluindo a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (Dival) e a Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), além da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Administração Central e dos Hospitais Regionais.

Fortalecendo a Gestão de Ouvidoria na Saúde

A terceira turma a receber o treinamento foi composta por servidores da Dival, que desempenham papel fundamental na mediação entre o cidadão e a saúde pública. “É um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências, no qual nossos agentes podem aprimorar suas habilidades para melhor atender à população”, destaca João Batista de Oliveira, gerente da Geaco (Gerência de Acompanhamento de Ouvidorias), responsável pelo projeto.

O curso também conta com o suporte da Gerência de Ensino em Saúde (GES) e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências de Saúde (Fepecs), além da colaboração de especialistas da SES-DF. “Contamos com biólogos, auditores e ouvidores experientes que compartilham conhecimentos práticos, agregando valor ao serviço público”, complementa João Batista.

Experiência e Dedicação na Ouvidoria do DF

Eliane Simeão, ouvidora da Região de Saúde Sul e a profissional mais experiente no Sistema de Ouvidorias do DF, com 23 anos de atuação, é uma das palestrantes do curso. Ela destaca a importância de uma formação contínua para os ouvidores. “Cada dia na Ouvidoria é uma oportunidade de aprendizado. Nosso papel é assegurar que as demandas da população sejam encaminhadas de forma correta e resolvidas com eficiência”, afirma Eliane.

A ouvidora Eliane Simeão atua há 23 anos no Sistema de Ouvidorias do DF. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Aperfeiçoando a Cultura Organizacional

Maria do Carmo Sobrinho, assistente técnica da Dival e participante do curso, reforça o valor da capacitação para o aprimoramento do trabalho dos servidores. “É essencial que estejamos sempre atualizados sobre as melhores práticas e técnicas para melhorar o atendimento à população. A troca de experiências entre os colegas enriquece nossa compreensão das necessidades e especificidades de cada região”, conclui.

“Nós, servidores, precisamos sempre buscar melhorias para a população”, afirma a Assistente técnica da Dival, Maria do Carmo Sobrinho. Foto: Yuri Freitas/Agência Saúde-DF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *