Ao longo da semana, houve atividades lúdicas em diferentes áreas do hospital
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou, de segunda a sexta-feira (7 a 11), sua tradicional Semana da Criança. Com desenhos, apresentações culturais e diversas brincadeiras, os pacientes comemoraram a infância e a proximidade do Dia das Crianças, comemorado neste sábado (12).
“Vamos estar internados no Dia das Crianças, e ele já veio pensando que teria muitas brincadeiras. Tem dias que ele fica mais tristinho, resistente ao tratamento, mas muda completamente quando vai para a brinquedoteca”
Uyara Barreiros, mãe de Ravi, de 7 anos
Desenvolvida pela Supervisão de Voluntariado e Pedagogia Hospitalar do HCB, a programação possibilitou que crianças de diversas alas do hospital pudessem participar das comemorações. Ao longo de toda semana, quem passava pelo hall central podia brincar de pula-pula ou fazer desenhos antes do atendimento ambulatorial. Enquanto isso, grupos parceiros do HCB foram até as enfermarias para brincar com quem estava internado.
Uyara Barreiros, mãe de Ravi, 7, conta que o filho aproveitou bastante e que já esperava por uma programação especial: “Vamos estar internados no Dia das Crianças, e ele já veio pensando que teria muitas brincadeiras. Não são só os eventos do hospital, mas as próprias brinquedotecas; sinto que ele pode continuar sendo uma criança. Tem dias que ele fica mais tristinho, resistente ao tratamento, mas muda completamente quando vai para a brinquedoteca”.
Dança e pintura
O espaço amplo do ambulatório foi positivo para quem queria dançar. Foi o caso de Inês Maciel, 5: assim que terminou a coleta de exames, a menina correu para se divertir ao som de músicas infantis. Acompanhada por outras crianças e por duas alegres palhaças, ela transformou o hall central em uma pista de dança. “Gosto de dançar, de pula-pula e de comer batata frita”, disse. “Eu adoro ser criança”.
A sessão de dança de Inês foi parte de uma ação da Coopersystem, que passou uma manhã no HCB e também interagiu com quem estava interessado em jogos de tabuleiro e outros. Os integrantes da cooperativa também organizaram pintura de rosto e fizeram bichinhos de balão para distribuir.
Na internação, as crianças receberam estudantes de medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB) que fazem parte da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (Laciped). Juntos, eles brincaram com os jogos disponíveis.
Personagens
Os personagens preferidos dos meninos e meninas em tratamento também marcaram presença no HCB. O Grupo Social Cosplay trouxe heróis para interagir com as crianças. Vestido como o Batman, Lorenzo Lima, 3, se apressou para tirar uma foto com o homem-morcego e os outros heróis.
A Liga Acadêmica de Oncologia Pediátrica do Distrito Federal, que reúne estudantes de várias faculdades do DF, também esteve presente. A equipe interagiu com as crianças na internação e no ambulatório, fazendo pinturas de rosto e brincando, além de trazer personagens de filmes e desenhos infantis.
Como as crianças que passam por terapia renal substitutiva (TRS) não poderiam ir até os locais de apresentação, parte da programação foi direcionada para o setor onde são atendidas. Atletas da Associação Hardy fizeram apresentação aos pacientes durante a sessão de hemodiálise. Entre os visitantes, estava a karateca Hemily Silva, 18, que mostrou as medalhas das últimas competições que venceu e ficou feliz por poder estimular os pacientes ao esporte.
Exercício emocional
Inspirada pelo filme Divertida Mente, a equipe da TRS criou um processo em que as pessoas procuravam compreender suas emoções e escolhiam qual gostariam de representar. Emoções escolhidas, crianças e adolescentes se fantasiaram para a sessão de hemodiálise, caprichando no visual. Os profissionais também entraram na brincadeira, fantasiando-se como os personagens do filme. “Já sou pré-adolescente, mas ainda comemoro o Dia das Crianças e estou gostando da programação”, disse Flávia Silva, 12.
O lanche servido na TRS também foi temático, com cores inspiradas nas emoções, mas caprichando em um cardápio saudável. Sanduíches recheados com patês de beterraba e de cenoura e um refrigerante feito de suco natural e água com gás conquistaram inclusive os paladares mais exigentes.
A equipe também organizou uma forma de incluir cookies, sorvete e guloseimas no cardápio do dia, de modo que as crianças tenham um almoço especial sem riscos à alimentação mais segura para o tratamento. Além disso, o cardápio foi planejado considerando diferentes opções de alimentos, dando aos pacientes a oportunidade de escolher o que querem comer na data especial.
Durante a semana, outros eventos foram realizados em alusão ao Dia das Crianças. Brinquedos arrecadados pela campanha Vem Brincar Comigo, idealizada pela primeira dama do DF e madrinha social do DF, Mayara Noronha Rocha, foram entregues ao hospital para serem distribuídos às crianças internadas. Também foi inaugurada a Horta Terapêutica e Sensorial do HCB, espaço que vai contribuir com a experiência dos pacientes ao longo do tratamento.
*Com informações do HCB