Por Raquel Luiza,
TENDINITE
Inflamação de qualquer tendão do corpo, o que levará a sintomas localizados na área do tendão afetado.
Às vezes, a causa da inflamação é uma sobrecarga ou a repetição contínua de um movimento.
SINTOMATOLOGIA
O principal sintoma é a dor, que reaparece toda vez que um determinado movimento é realizado.
Às vezes, o tendão pode ficar calcificado e / ou romper.
DIAGNÓSTICO
Para diagnosticar o quadro de inflamação no tendão, o médico recorre a exames físicos e exames de imagem, como ultrassom e ressonância. Somado a esses exames, o médico leva em consideração a história do paciente. É baseado no histórico do paciente que é possível identificar se ele pratica movimentos repetitivos ou excede suas capacidades.
Os sintomas costumam ser bastante expressivos, mas técnicas de imagem, como a ultrassonografia, podem ser utilizadas para estabelecer o diagnóstico.
TRATAMENTO
Baseia-se no repouso e no calor local, podendo recorrer em casos extremos a infiltrações ou intervenção cirúrgica.
O tratamento convencional para a tendinite na maioria das vezes é conservador, ou seja, não cirúrgico. Primeiramente é necessário entender a causa real do quadro para que mudanças das práticas sejam realizadas.
Em quadros agudizados uso de medicamentos anti-inflamatórios associados a compressas de gelo podem ser utilizadas para aliviar a dor.
Junto do uso dos medicamentos pode ser recomendado fazer sessões de fisioterapia ou mesmo adequar práticas físicas. Em alguns casos graves pode ser necessário imobilizar o local atacado pela tendinite por um período.
Quando é identificado que a causa das inflamações envolve as práticas de movimentos repetitivos, é extremamente importante evitar tal prática e recorrigir a postura.
Necessidades cirúrgicas podem ser discutidas caso a caso diante da não melhoria das medidas anteriores.