Como prevenir e combater a hipertensão arterial

Dia 26 de abril é a data nacional de conscientização sobre a doença, que pode ser silenciosa e deve ser tratada de forma precoce ou sob controle

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: MÔNICA PEDROSO

Dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. A hipertensão arterial afeta 32,3% da população adulta de todo o mundo, ou seja, mais de 1 bilhão de pessoas, segundo informa a Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

De acordo com a representante da Referência Técnica Distrital (RTD) de Cardiologia da pasta, cardiologista Rosana Costa Oliveira, cerca de metade das pessoas que vivem com a hipertensão desconhece sua condição, o que as coloca em risco de complicações evitáveis como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC), além do risco de morte precoce.

Dor de cabeça frequente, tonturas, falta de ar, palpitações e alteração na visão podem ser sinais de alerta para o problema. No entanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante que a mesma seja aferida regularmente

“É importante falar sobre a hipertensão porque é uma doença crônica muitas vezes assintomática e muito frequente na população. Além disso, a hipertensão é um dos fatores de risco modificáveis mais importantes para as doenças cardiovasculares, que são as principais causas de morte e hospitalizações no Brasil e no mundo”, explica.

Acima de 14/9

A hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

Arte: Secretaria de Saúde

Dor de cabeça frequente, tonturas, falta de ar, palpitações e alteração na visão podem ser sinais de alerta para o problema. No entanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante que a mesma seja aferida regularmente.

Qualquer uma das 170 unidades básicas de saúde do DF oferecem o serviço. Se houver necessidade, o paciente será encaminhado para a Atenção Secundária, para atendimentos nos ambulatórios de cardiologia ou para os centros de referência.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada

Principais causas

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até dez anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal  associado a hábitos alimentares não adequados também colabora para o surgimento da hipertensão.

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Complicações

De acordo com a RTD de Cardiologia, a hipertensão arterial pode causar aumento no risco de doenças cardiovasculares (como IAM, AVC ), doença renal crônica e morte prematura. Causa lesões em órgãos-alvo como coração, cérebro, rins e vasos arteriais.

As complicações nos órgãos-alvo, fatais e não fatais, são:

– Coração: doença arterial coronária (DAC), insuficiência cardíaca (IC), fibrilação atrial (FA) e morte súbita;
– Cérebro: acidente vascular encefálico (AVE) isquêmico (AVEI) ou hemorrágico (AVEH) e demência;
-Rins: doença renal crônica (DRC), que pode evoluir para necessidade de terapia dialítica; e
– Sistema arterial: doença arterial obstrutiva periférica (DAOP).

Prevenção e controle:

– manter o peso adequado com a mudança de hábitos alimentares;
– não abusar do sal, utilizando outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos;
– praticar atividade física regular;
– aproveitar momentos de lazer;
– abandonar o fumo;
– moderar o consumo de álcool;
– evitar alimentos gordurosos;
– controlar o diabetes.

*Com informações da Secretaria de Saúde

2 thoughts on “Como prevenir e combater a hipertensão arterial”

  1. I really love your website.. Pleasant colors & theme.
    Did you build this site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my own website and want
    to learn where you got this from or exactly what the theme is called.
    Thank you!

    1. Mickinley, Thank you so much, it fills my heart with joy to receive comments like yours.
      A friend created it for me, but it’s super simple to work with wordpress. There are several videos on youtube that teach.

      Good luck in your walk and count on me if necessary.
      Thanks!

      Em português: Muito obrigada, encho meu coração de alegria em receber comentários como o seu.
      Um amigo criou para mim, mas é super simples trabalhar com wordpress. Tem vários vídeos no youtube que ensinam.

      Sorte em sua caminhada e conte comigo caso preciso.
      Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *