Por RAQUEL LUIZA,
ARTROSE
Doença degenerativa que se apresenta a partir da quinta década de vida e afeta principalmente as articulações que suportam peso.
É uma causa frequente de deficiência crônica.
A espondiloartrose é a osteoartrite da coluna vertebral, que afeta mais frequentemente as vértebras C5, D8, L3 e L4.
Coxaartrose é a osteoartrite da articulação coxofemoral (quadril).
A lesão degenerativa da articulação do joelho é chamada de gonartrose e geralmente é secundária a distúrbios mecânicos (desvio em varo) ou processos traumáticos ou infecciosos.
SINTOMATOLOGIA
Os sintomas característicos são dor, rigidez articular, mobilidade limitada e perda de função.
Os sintomas se apresentam de forma insidiosa ao longo dos anos de evolução.
A osteoartrite espinhal pode se manifestar com dor radicular e alterações sensoriais e motoras.
O envolvimento da coluna cervical às vezes causa compressão das artérias vertebrais, que pode se manifestar como tontura, vertigem e dor de cabeça.
DIAGNÓSTICO
Radiologicamente, diminuição do espaço articular, esclerose óssea subcondral, cistos suncondrais, osteófitos (depósitos ou excreções de matriz óssea além do relevo ósseo normal) e colapso ósseo (impactação dos ossos de uma articulação devido à perda ou destruição da cartilagem articular) são observados .
TRATAMENTO
Seu objetivo é reduzir a dor e manter a função articular,
Os antiinflamatórios não esteroides são indicados para alívio da dor, redução de carga (redução de peso, uso de bengalas) e reabilitação.
O tratamento cirúrgico com colocação de prótese é indicado em pacientes com dor intratável e / ou alteração severa da função articular, que é realizada com maior frequência nas articulações do joelho e quadril.