Sejus adere à campanha nacional e promove ações para orientar a população sobre serviços, direitos e canais de denúncia
Em alusão ao “Junho Violeta”, mês de conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) adere à campanha nacional promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e promove ações para orientar a população sobre serviços, garantia dos direitos, tipificação do crime e canais de denúncia. Na programação, live nas redes sociais da pasta, conferência e publicidade digital na rede de transporte público do Distrito Federal.
“O nosso dever, enquanto Estado, é sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Por isso, trabalhamos para fortalecer a política pública de proteção no Distrito Federal, que já segue em andamento com atendimento e acolhimento humanizado a todos que precisarem dos nossos serviços jurídicos e de cidadania”, afirma a secretária, Marcela Passamani.
As atividades começam nesta terça-feira (15), com a mobilização dos seguidores da secretaria nas redes sociais da pasta e com a ampla divulgação do tema nas televisões internas do transporte público no DF. Na quarta (16), a ação abre espaço para a live: “Violência doméstica e familiar contra a mulher idosa e o trabalho em rede”. A transmissão será realizada das 9h às 11h, no canal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) no YouTube.
“O nosso dever é sensibilizar a população para coibir qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Por isso, trabalhamos para fortalecer a política pública de proteção, que já segue em andamento com atendimento e acolhimento humanizado”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania
A live faz parte do Programa Maria da Penha Vai à Escola e será realizada pela Sejus, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav), o Núcleo Judiciário da Mulher e a Central Judicial do idoso do Tribunal de Justiça do DF e Territórios.
Na sexta (18), será realizada a 5ª Conferência Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa pelo Conselho dos Direitos do Idoso (CDI/DF), que tem como tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. O objetivo é discutir propostas de enfrentamento para as dificuldades vivenciadas no atendimento à pessoa idosa, em entidades governamentais e não governamentais.
Canais de Denúncia
A violação de direitos contra a pessoa idosa pode ser denunciada pelo Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além disso, a denúncia também pode ser feita pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil, disponível na Google Play e na App Store. Também está previsto para ser formalizado o aplicativo Proteja-se, desenvolvido pela Sejus, sendo considerado o principal convênio já assinado entre o MDH e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Junho Violeta
Em 15 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, conforme declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.
*Com informações da Sejus
Do you mind if I quote a few of your articles as
long as I provide credit and sources back to your site? My blog site
is in the very same area of interest as yours and my visitors would really benefit from
some of the information you provide here. Please let me know if this alright with you.
Regards!
Thank you for your message.
I am happy to follow my work.
If possible follow my social networks (facebook and instagran), the links are at the top of the page.
Em português:
Agradeço por sua mensagem.
Fico feliz por seguir meu trabalho.
Se possivel siga minhas redes sociais (facebook e instagran), os links estão no topo da página.