Por RAQUEL LUIZA,
Anemia megaloblástica causada por deficiência de vitamina B12
Juntamente com o ácido fólico participa na síntese de DNA nas células da medula óssea. Sua deficiência causa diminuição na velocidade de síntese do DNA e retardo na divisão celular, o que leva ao aparecimento de grandes células imaturas do sangue – megaloblastos (anemia megaloblástica) -. A destruição das células precursoras do sangue aparece na medula óssea (eritropoiese ineficaz).
A vitamina B12 é necessária para a síntese de mielina, uma substância que recobre as fibras nervosas.
A vitamina B12 ou cobalamina é ingerida com alimentos de origem animal. Sua deficiência é produzida por dietas vegetarianas estritas, distúrbios de absorção (gastrectomia, anemia perniciosa, distúrbios intestinais, alcoolismo) ou por aumento da demanda (gravidez, hipertireoidismo).
A anemia perniciosa é causada por gastrite atrófica crônica. As células gástricas não produzem fator intrínseco, substâncias essenciais para a absorção da vitamina no íleo. Está associada à predisposição ao câncer gástrico.
SINTOMATOLOGIA
Juntamente com os sintomas de anemia, aparecem sintomas digestivos (queilite angular, atrofia dos papipads da língua, perda de apetite, diarreia ou prisão de ventre) e sintomas neurológicos.
As manifestações neurológicas são causadas pela falta de formação de mielina das cordas lateral e posterior da medula espinhal, conhecida como degeneração combinada subaguda, e dos nervos sensoriais periféricos. Aparecem formigamento, marcha instável, falta de coordenação e perda de força muscular. Pode ocorrer com demência ou psicose.
DIAGNÓSTICO
A análise ao sangue mostra diminuição do número de glóbulos vermelhos e da concentração de hemoglobina, macrocitose (aumento dos glóbulos vermelhos), anisocitose (glóbulos vermelhos de diferentes tamanhos) e neutrófilos hipersegmentados.
A redução do número de neutrófilos (neutropenia) e plaquetas (plaquetopenia) é comum.
A deficiência de vitamina B12 é confirmada pela medição de seu nível no sangue.
O teste de Schilling, por meio da administração de vitamina B12 marcada com radioisótopo e fator intrísico, permite orientar o diagnóstico de anemia perniciosa, que deve ser confirmada por endoscopia digestiva e biópsia gástrica.
O diagnóstico de certeza é obtido por biópsia da medula óssea.
TRATAMENTO
Consiste na administração, geralmente por via intramuscular, de vitamina B12.
O tratamento da anemia por deficiência de vitamina B12 ou deficiência de folato consiste na reposição da vitamina deficiente.
A vitamina B12 é habitualmente administrada por injeção, especialmente quando a deficiência é grave ou causada por uma incapacidade de absorver a vitamina no trato digestivo. De início, as injeções são ministradas diariamente ou semanalmente por várias semanas até os níveis sanguíneos de vitamina B12 retornarem ao normal. Depois, as injeções são dadas uma vez por mês. A vitamina B12 também pode ser administrada todos os dias através de inalador, comprimido sublingual ou comprimido para engolir. As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida.
O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia.