Por RAQUEL LUIZA,
Relacionamentos principais do sistema digesto com o resto do corpo:
SISTEMA NERVOSO
Autônomo: regulação da motilidade dos diferentes segmentos do trato digestivo, em geral, o parassimpático estimula e o simpático inibe; regulação da atividade do sistema nervoso entérico; Regulação da função exócrina do pâncreas e do sistema hepatobiliar.
Central: por meio do componente voluntário de controle da deglutição e defecação.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Além do suprimento de nutrientes absorvidos da dieta e da rica irrigação arterial, venosa e linfática das várias estruturas digestivas, o fígado participa da degradação dos eritrócitos envelhecidos.
ESQUELETO
Metabolismo fosfocálcico: realiza a absorção intestinal de cálcio e fósforo mediada por pir vitamina D; absorção da vitamina D presente na dieta, reabsorção dos sais biliares e síntese hepática da vitamina D.
Função protetora dos ossos relacionados à cavidade abdominopélvica.
Músculos
Estreita relação com o trabalho muscular através do metabolismo hepático dos carboidratos e lipídios da dieta. O trabalho muscular estimula a motilidade do trato digestivo.
PELE
Síntese da vitamina D: no 7-desidrocolesterol é transformado na pele, pelo efeito dos raios ultravioleta, em pró-vitamina D3, que no fígado passa a 1,25 (OH) 2 colecalciferol, que é uma forma ativa, permitindo a absorção intestinal ( transporte ativo) de cálcio e fosfato.
APARELHO NEFROURINÁRIO
Regulação conjunta do intestino e dos rins no metabolismo da vitamina D.
GLÂNDULAS ENDÓCRINAS
Função endócrina de certos tipos de células presentes na mucosa intestinal; pâncreas endócrino; Síntese hepática de hormônios esteróides.
SISTEMA IMUNITÁRIO
Função imunológica de diferentes tipos de células presentes no trato digestivo e no fígado Flora bacteriana intestinal. Presença de folículos linfáticos na parede intestinal.