HEMORRÓIDAS

Por RAQUEL LUIZA,

Uma das possíveis complicações da constipação é a dilatação das veias hemorroidais, que podem ser externas e visíveis nas margens do ânus, ou internas e permanecem dentro do canal anal.

Hemorroidas - Dr. Paulo Pittelli

As hemorroidas são veias dilatadas e salientes que podem aparecer na região anal como consequência de uma alimentação pobre em fibras, prisão de ventre ou gravidez. As hemorroidas podem ser internas ou externas e são bastante desconfortáveis, podendo haver sintomas como coceira e dor anal, dificuldade para defecar e presença de sangue nas fezes.

 

SINTOMATOLOGIA

Geralmente causa desconforto à defecação e perda de sangue.
Às vezes, o sangue que continua pode coagular dentro dele, resultando em uma dor aguda intensa.

DIAGNÓSTICO

Pode ser feito observando as margens do ânus, mas nos casos em que são internas, é necessário realizar um exame retal (inserção do dedo do explorador pelo canal anal).

Eles geralmente são diagnosticados durante uma colonoscopia.

Cirurgia das Hemorroidas | Endoskope | Endoscopia e Colonoscopia

TRATAMENTO

O tratamento para hemorroidas pode ser feito com o uso de pomadas com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, com o objetivo de aliviar a dor e o desconforto, ou ser indicado pelo médico a realização de cirurgia quando as hemorroidas não desaparecem ao longo do tempo.

Tratamento caseiro

Além de ser importante realizar o tratamento indicado pelo médico, alguns cuidados são importantes não só para tratar a hemorroida mas também para prevenir que volte a aparecer. Assim, é importante beber bastante água, ter uma alimentação rica em fibra e evitar fazer esforços quando tiver sintomas de hemorroida. Além disso, alguns hábitos podem também ajudar a prevenir o seu reaparecimento, como por exemplo:

  • Não fazer muita força para evacuar;
  • Não pegar peso, não fazer esforços ou musculação;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão ou usando lenços umedecidos quando não estiver em casa;
  • Fazer banhos de assento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *