HÉRNIA INGUINAL

Por RAQUEL LUIZA,

Hérnia Inguinal - Instituto Jorge Reina

 

Resultado da protrusão de um órgão, geralmente o intestino grosso, por meio de um ponto fraco na parede muscular do abdome.
É mais comum em homens e do lado direito.
Os mais frequentes são os chamados indiretos, nos quais a hérnia sai da cavidade abdominal pelo anel inguinal profundo (orifício pela fáscia transversal), podendo sair para o escroto.

Existem 2 tipos principais de hérnia inguinal:

Hérnia inguinal direta: é a mais comum em adultos e idosos, ocorrendo após esforços que aumentam a pressão sobre o abdome, como carregar objetos pesados;
Hérnia inguinal indireta: é mais comum em bebês e crianças, pois existe um problema que permite a entrada de uma parte do intestino no saco escrotal.
Em ambos os casos, o tratamento é feito com cirurgia, para colocar o intestino no lugar correto e fortalecer os músculos do abdômen para que não volte a acontecer.

Hernia inguinal: qué es, síntomas y cirugía

SINTOMATOLOGIA

Pode ser assintomático ou apresentar dor localizada.
Geralmente, um inchaço suave é observado ou palpado na virilha ou no escroto.
A hérnia estrangulada é denominada hérnia em que seu conteúdo não pode ser introduzido na cavidade abdominal por meio de manobras e que apresenta comprometimento da irrigação do tecido herniado. Causa sintomas de obstrução intestinal.

Camaragibe Agora - 👨‍⚕👩🏻‍⚕HÉRNIA INGUINAL Localizada na região da  virilha, a hérnia inguinal corresponde a 75% de todas as hérnias abdominais  existentes e cerca de 3% da população a desenvolve. Essa hérnia

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico de hérnia geralmente é feito pelo médico com base na observação da região. Nesse exame físico é muito comum o médico pedir ao indivíduo para tossir ou fazer um pequeno esforço com o abdômen para identificar se a hérnia está saliente, ajudando a identificá-la.

No entanto, em alguns casos, pode ser necessário realizar outros testes de diagnóstico, como um ultrassom para confirmar o diagnóstico.

 

TRATAMENTO

O tratamento definitivo é cirúrgico (hernioplastia) e consiste na restauração da continuidade músculo-aponeurótica da camada profunda da virilha.

Como a operação é realizada

Hernioplastia é o nome da cirurgia para tratamento de hérnia inguinal, sendo indicada pelo médico quando gera sintomas. Esta operação é realizada sob anestesia local ou raquidiana e dura aproximadamente 2 horas.

Este tipo de cirurgia pode ser realizada da maneira clássica, em que é feito um corte na região da hérnia para colocar o intestino em seu lugar, ou por laparoscopia, onde são feitos 3 pequenos cortes e colocada uma tela sintética, o que ajuda para fortalecer os músculos da região e assim prevenir a formação de uma nova hérnia. Porém, é comum que a maioria das cirurgias sejam realizadas de forma clássica, pois facilitam a colocação do intestino no local correto.

A recuperação é relativamente rápida, mas como a hernioplastia é quase sempre realizada da maneira clássica, geralmente é necessário permanecer no hospital por 1 ou 2 dias para garantir que os sinais vitais estejam estáveis ​​e que nenhuma infecção se desenvolva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *