OBSTRUÇÃO INTESTINAL: O QUE É, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Por RAQUEL LUIZA,

Bolsonaro recebe alta: o que é obstrução intestinal, que causou internação do presidente - BBC News Brasil

A obstrução intestinal acontece quando as fezes não conseguem passar pelo intestino devido à uma interferência no seu trajeto, como pela presença de bridas intestinais, tumores ou uma inflamação, por exemplo. Nestes casos, geralmente surgem sintomas como dificuldade para evacuar ou eliminar gases, inchaço da barriga, náuseas ou dor abdominal.

Uma vez que a obstrução impede a passagem dos alimentos digeridos pelo intestino, as fezes, os gases intestinais e as secreções digestivas acabam se acumulando, o que aumenta a pressão dentro do intestino e provoca o risco de graves complicações como perfuração intestinal, infecção generalizada e morte do tecido intestinal.

Existe a presença de um obstáculo que impede o trânsito normal pelo intestino.
Dentre suas causas, destacam-se: torção de uma alça intestinal sobre si mesma (volvo intestinal), compressão externa por flanges consecutivas a intervenções cirúrgicas anteriores (obstrução por flanges), massas tumorais vizinhas ou introdução de um pedaço de intestino em seu interior .se (invaginação intestinal).

 

SINTOMATOLOGIA

Quadro clínico muito sintomático que consiste na cessação do trânsito intestinal (ausência de ventilação e fezes) acompanhada de dor e distensão abdominal.

Outros sintomas comuns incluem:

  • Inchaço exagerado da barriga;
  • Dor abdominal em cólica e intensa;
  • Diminuição do apetite;
  • Náuseas e vômitos.

A intensidade dos sintomas varia de acordo com a causa e a gravidade da doença que provoca a obstrução.

 

DIAGNÓSTICO

É realizada pela anamnese e radiologia simples do abdome, que pode ser complementada, quando necessário, com a realização de enema opaco (estudo radiológico do cólon após introdução de contraste radiopaco pelo ânus) ou colonoscopia.

0 médico começa por avaliar os sintomas e fazer palpação da barriga com as mãos, para tentar identificar alguma alteração. Pode ainda utilizar o estetoscópio para escutar se existem barulhos na barriga que indiquem se o intestino está funcionando corretamente ou não.

Obstrução intestinal: o que é, sintomas, causas e tratamento - Tua Saúde06

TRATAMENTO

Diante da suspeita diagnóstica, é necessário manter o paciente em dieta absoluta e com fluidoterapia.
Às vezes, a colocação de um tubo retal pode facilitar a emissão de gases e fezes e reduzir a distensão e a dor abdominal.
Dependendo da suspeita clínica e da situação do paciente, a laparotomia (abertura da cavidade abdominal) deve ser considerada para fins diagnósticos e / ou terapêuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *