BRONQUIECTASIA: O QUE É, SINTOMAS, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Por RAQUEL LUIZA,

 

A bronquiectasia pulmonar é uma doença caracterizada pela dilatação permanente dos brônquios, que pode ser causada por infecções bacterianas recorrentes ou devido à obstrução dos brônquios, resultando em tosse persistente e com catarro ou sangue, falta de ar e cansaço excessivo.

Essa doença não tem cura e normalmente está associada a outras condições, como fibrose cística, enfisema pulmonar e síndrome dos cílios imóveis, também conhecida por Síndrome de Kartagener, sendo importante que a causa seja identificada para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado e, assim, ser possível prevenir a progressão da doença.

Dilatações irreversíveis dos brônquios proximais de tamanho médio (mais de 2mm de diâmetro) secundárias à destruição dos componentes elásticos e musculares da parede brônquica.

Bronquiectasias: causas, sintomas e tratamento | Medicina - Mitos e Verdades

Eles estão associados com a depuração mucociliar prejudicada e colonização e infecção bacteriana.
Eles são frequentemente causados ​​por infecções na infância.

A tuberculose também é uma causa comum.
Outras causas são obstrutivas (tumores benignos, corpo estranho), congênitas, tóxicas, aspergilose, fibrose cística ou deficiência de alfa-1-antitripsina.

Bronquiectasias | Medicina Respiratória
SINTOMAS

Manifestam-se por tosse produtiva crônica e broncorreia purulenta.
Mais da metade dos pacientes tem episódios de hemoptise (escarro sangrento).
As complicações mais frequentes são hemoptise maciça, pneumonia recorrente (no parênquima localizado ao redor dos brônquios afetados), empiema e abscesso pulmonar.

Os sintomas de bronquiectasia pulmonar surgem quando os brônquios ficam dilatados permanentemente, podendo haver:

  • Tosse persistente e com catarro;
  • Falta de ar;
  • Perda do apetite;
  • Mal estar geral;
  • Pode haver tosse com sangue;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para respirar;
  • Mal hálito;
  • Cansaço excessivo.

Na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de bronquiectasia, é importante que o clínico geral ou pneumologista seja consultado para que sejam feitos exames e, assim, seja iniciado o tratamento mais adequado de forma a prevenir complicações, principalmente a insuficiência respiratória.

DIAGNÓSTICO

A radiografia de tórax pode mostrar imagens características, mas às vezes é normal.
O diagnóstico é confirmado com tomografia axial computadorizada de alta resolução.

Bronquiectasias: qué es, síntomas y tratamiento | Top Doctors

 

TRATAMENTO

O tratamento para a bronquiectasia é feito com o objetivo de melhorar os sintomas e impedir a progressão da doença, já que essa condição não tem cura. Assim, pode ser recomendado pelo médico o uso de antibióticos, com o objetivo de tratar infecções, mucolíticos, para facilitar a liberação de muco, ou broncodilatadores, para facilitar a respiração.

O tratamento baseia-se na eliminação da obstrução brônquica, eliminação de secreções (fisioterapia e drenagem postural) e tratamento de infecções respiratórias.
Dependendo da etiologia e gravidade do quadro clínico, corticosteróides, broncodilatadores e oxigenoterapia podem ser necessários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *